segunda-feira, 18 de novembro de 2013

VIAJAR COM HANS CHRISTIAN ANDERSEN

"Oh! Viajar, viajar! É, na verdade, o destino mais feliz. E por isso viajamos todos nós. Tudo viaja em todo o Universo. Mesmo o mais pobre ser tem o cavalo alado do pensamento e quando fica fraco e velho, então toma-o a morte consigo na viagem, que todos fazemos. Viajamos todos, mesmo os mortos, nos seus túmulos silenciosos, voam com a terra à volta do Sol."
Hans Christian Andersen

Com o objetivo de dar a conhecer Hans Christian Andersen, a DGLAB desafia as crianças e os jovens a participarem na atividade «Viaja com Andersen».

Regulamento (alunos do 3ºciclo)
1 – Esta atividade de escrita tem por base a visita à exposição, podendo ser acompanhada por sugestões de leitura relacionadas com esta visita:
• ANDERSEN, Hans Christian, Uma visita a Portugal, trad. Margarida Gil Moreira, Lisboa, Ulmeiro, 2000.
• ELEUTÉRIO, Victor, «Os meses portugueses de Andersen no Paraíso terreal», in Hans Christian Andersen em Portugal, edição Niels Fischer, 2005.
• http://purl.pt/768/1/hca-viagem-portugal.html
• http://purl.pt/768/1/recursos.html
2 – Os trabalhos a concurso, inspirados na viagem de 1866, deverão ficcionar uma viagem do escritor Andersen no Portugal de hoje. Não devem exceder as três páginas (A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5) e ser enviados até 29 de novembro de 2013.

1 – Esta atividade de escrita ou de ilustração tem por base a leitura de um dos seguintes contos de Hans Christian Andersen:
O patinho feio; As flores da Idinha ; A vestimenta nova do Imperador; A polegadazinha; A sereiazinha; Os cisnes selvagens; O duende em casa do merceeiro; O rouxinol; A Princesa e a ervilha; A rapariguinha dos fósforos.
2 – Os trabalhos a concurso deverão mencionar o conto no qual se inspiraram, e poderão revestir uma das seguintes formas:
• Imaginar um diálogo entre duas ou mais personagens do conto escolhido;
• Escrever uma história com base nos valores expressos nos contos de Hans Christian Andersen: a felicidade; a alegria, a traição, a vaidade; autenticidade; discriminação; pobreza, etc.
• Inventar uma continuação para a história ou um outro final;
• Criar uma ilustração para a história escolhida.
3 – Os trabalhos escritos não devem exceder as 3 páginas. A ilustração poderá ser feita em folha A3 ou A4.


Um livro suporte para os trabalhos, na BE da escola básica de Arrifana: trata-se de um diário em que H.C. Andersen deixou registadas as suas impressões de infatigável viajante, salientando uma nota constante de afeição para com os amigos portugueses que calorosamente o convidaram a visitar o seu país. Ainda que não muito extenso, este diário é uma peça literária de extraordinário valor.

Outros livros disponíveis nas BE do Agrupamento:
Escola Básica de Arrifana
Escola Básica de Milheirós de Poiares
Escola EB1, Igreja, de Milheirós de Poiares
Escola EB1, Igreja, de Romariz

Sem comentários:

Enviar um comentário