sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SEAMUS HEANEY

foto do jornal Público

Morreu, hoje, o poeta irlandês Seamus Heaney, Prémio Nobel da Literatura em 1995, aos 74 anos, considerado por muitos o maior poeta irlandês desde William Butler Yeats.
Professor de Literatura nas universidades de Oxford e Harvard, ensaísta de reconhecida importância e grande tradutor de poesia, Heaney foi também dramaturgo. 
Em Portugal, os seus poemas foram traduzidos por Vasco Graça Moura (Seamus Heaney - Antologia Poética, Campo das Letras, 1998) e Rui Carvalho Homem (Da Terra à Luz: Poemas 1966-1987, Relógio D’Água, 1997; Luz Eléctrica, Quasi, 2003).
Nascido a 13 de abril de 1939, numa quinta agrícola, Seamus Heaney estudou Literatura na Universidade de Belfast e estreou-se como poeta em 1965, com o livro Eleven Poems.
Quando recebeu o Prémio Nobel da Literatura, a sua popularidade tornou-se mundial.O júri sublinhou a “beleza lírica” e a “profundidade ética” de uma poesia que “exalta os milagres quotidianos e o passado vivo”. 
ler mais aqui

sábado, 10 de agosto de 2013

URBANO TAVARES RODRIGUES

Morreu, ontem, Urbano Tavares Rodrigues, aos 89 anos, escritor, jornalista e militante do partido comunista.

Urbano Tavares Rodrigues nasceu em Lisboa, a 6 de Dezembro de 1923. Em Moura, Alentejo, onde os pais eram proprietários agrícolas, fez a escola primária. Em Lisboa, ingressou no Liceu Camões. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde cursou Filologia Românica. Desde cedo começou a militar na oposição ao Estado Novo.Passou pela prisão em Caxias e foi para um longo exílio em França. Em Paris, conheceu Albert Camus, de quem foi amigo, e outros intelectuais da década de 1950.
Ver mais aqui
O escritor deixa uma vasta obra da qual faz parte um conto infantil, O cavalo da noite, uma bela estória sobre a amizade, com o Alentejo como cenário das aventuras vividas entre o narrador e o misterioso cavalo.


“Quando fiz sete anos (já então andava de burro), teimei com os meus pais para montá-lo. E o cavalo, que derrubava qualquer um, aceitou-me em cima do selim, deixou-me calmamente enfiar os pés nos estribos, pegar nas rédeas, e começou a andar a passo. Depois, num galope muito suave, deu voltas ao ”monte” mostrando a todos que eu não corria o menor perigo na sua companhia.
Assim nos tornámos amigos e aprendi a levá-lo pela rédea, ao lado do meu pai, até à ribeira, à hora em que o sol se deita nos pastos e a água fresca da rega corre pelas leiras da terra lavrada.”

O cavalo da noite, Urbano Tavares Rodrigues, Dom Quixote, pág. 6