sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº 9

Qual destas frases está errada? Porquê?

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº 8 - CORREÇÃO

Na frase, há um erro: não é "duzentas", mas sim "duzentos" uma vez que a palavra "gramas", enquanto unidade de medida de massa, é um nome masculino.
Assim, a frase correta seria: " Quero duzentos gramas de fiambre, por favor"

sábado, 23 de novembro de 2013

LER, COMPREENDER E ARGUMENTAR

Ler, compreender e argumentar foram as três provas que os alunos do 3º/4º ano da EB1 de Pigeiros, do 4º ano da EB1 de Romariz e do 9º ano e CEF da EB23 de Milheirós de Poiares tiveram de enfrentar ao longo desta semana, no concurso "Leiturinhar" promovido pelas Bibliotecas Escolares.
Parabéns aos vencedores e um agradecimento especial aos elementos de algumas instituições da comunidade (Centro Social Dr Padre Osório - Pigeiros, Centro Social Dr. Crispim - M. Poiares, Jornal de Romariz) que gentilmente aceitaram o nosso convite e integraram o júri deste concurso de leitura.





PEDDY BOOK: UMA AVENTURA ANTI-TABÁGICA

Ao longo dos últimos três dias, todos alunos do 6º ano da Escola EB23 de Milheirós de Poiares aceitaram o desafio lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com os docentes de Ciências da Natureza e com a Biblioteca Escolar e aventuraram-se pelo mundo dos livros, consciencializando-se da importância de uma vida sem fumo!
História do tabaco, componentes dos cigarros, malefícios do hábito tabágico... Muitas foram as informações obtidas através desta aventura na Biblioteca Escolar. A brincar também se aprende!








sexta-feira, 22 de novembro de 2013

LER+ MAR

O projeto Ler + Mar vem desafiar as escolas a encontrarem estratégias que propiciem a descoberta de textos em língua portuguesa relacionados com os oceanos, articulando-os com as diversas áreas do saber relacionadas com o tema MAR.

O projeto tem como público alvo os alunos dos ensinos básico e secundário e visa promover a leitura e uma maior consciência do importante papel do mar nas diversas dimensões da vida económica, cultural e social do nosso país.

As candidaturas devem ser feitas até 19 de Dezembro a partir de um formulário disponibilizado no site do Plano Nacional de Leitura.
Mais informação aqui.

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº8

Será preciso corrigir algo nesta frase? O quê?

Deixa a tua resposta nos comentários indicando o nome e a turma.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

LITERACIA DIGITAL E DOS MEDIA

Para professores, pais e alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos).


Esta Agenda de atividades para a literacia digital e dos media reúne um conjunto de atividades que pretendem incentivar a exploração das plataformas digitais de forma lúdica e educativa procurando promover a literacia digital das crianças. 
A publicação é da responsabilidade de Sara Pereira, professora auxiliar e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e tem desenvolvido os seus estudos no âmbito da televisão para crianças, da relação crianças-media e da educação para os media.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PEDDY BOOK PARA UM MUNDO SEM FUMO

Por iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, numa parceria com os professores de Ciências Naturais e a Biblioteca Escolar, decorreu, hoje, um peddy book, que se traduziu num percurso por entre as estantes da biblioteca da EB 2,3 de Arrifana, para resolução de um guião de pesquisa sobre um pouquinho da história do tabaco e os seus malefícios.
As turmas do 6ºA, B, C, divididas em grupos, partiram à descoberta das respostas nos livros (os computadores eram proibidos pelo regulamento!) e aprenderam como foi introduzido o tabaco na Europa e por onde andou Cristóvão Colombo; conheceram as primeiras utilizações do tabaco; descobriram os seus malefícios provocados pelos 4.700 produtos tóxicos que compõem cada cigarro; observaram a constituição do pulmão; ilustraram um maço de tabaco com uma mensagem antitabágica.
A literacia da informação ao serviço de um mundo mais saudável, sem fumo.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

LÍNGUA PORTUGUESA


in Visão Júnior, nº114, novembro 2013

ONDJAKI


in Revista, Jornal Expresso, 9 de novembro 2013

CONTO EM 77 PALAVRAS

A Catarina Neves, do 6ºC, desafiada pela professora bibliotecária e pela professora de português, escreveu um conto em 77 palavras o qual foi publicado no blogue da escritora Margarida Fonseca Santos. Ontem, a escritora leu-o na Rádio Sim. Para o ouvir, basta seguir o link aqui.


DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº6 - CORREÇÃO


  1. Perder a cabeça = agir sem pensar; perder a calma
  2. Sem pés nem cabeça = sem sentido; mal feito
  3. Atirar-se de cabeça = fazer alguma coisa com empenho; entregar-se inteiramente a alguma coisa
  4. Andar com a cabeça nas nuvens = andar distraído

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

VIAJAR COM HANS CHRISTIAN ANDERSEN

"Oh! Viajar, viajar! É, na verdade, o destino mais feliz. E por isso viajamos todos nós. Tudo viaja em todo o Universo. Mesmo o mais pobre ser tem o cavalo alado do pensamento e quando fica fraco e velho, então toma-o a morte consigo na viagem, que todos fazemos. Viajamos todos, mesmo os mortos, nos seus túmulos silenciosos, voam com a terra à volta do Sol."
Hans Christian Andersen

Com o objetivo de dar a conhecer Hans Christian Andersen, a DGLAB desafia as crianças e os jovens a participarem na atividade «Viaja com Andersen».

Regulamento (alunos do 3ºciclo)
1 – Esta atividade de escrita tem por base a visita à exposição, podendo ser acompanhada por sugestões de leitura relacionadas com esta visita:
• ANDERSEN, Hans Christian, Uma visita a Portugal, trad. Margarida Gil Moreira, Lisboa, Ulmeiro, 2000.
• ELEUTÉRIO, Victor, «Os meses portugueses de Andersen no Paraíso terreal», in Hans Christian Andersen em Portugal, edição Niels Fischer, 2005.
• http://purl.pt/768/1/hca-viagem-portugal.html
• http://purl.pt/768/1/recursos.html
2 – Os trabalhos a concurso, inspirados na viagem de 1866, deverão ficcionar uma viagem do escritor Andersen no Portugal de hoje. Não devem exceder as três páginas (A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5) e ser enviados até 29 de novembro de 2013.

1 – Esta atividade de escrita ou de ilustração tem por base a leitura de um dos seguintes contos de Hans Christian Andersen:
O patinho feio; As flores da Idinha ; A vestimenta nova do Imperador; A polegadazinha; A sereiazinha; Os cisnes selvagens; O duende em casa do merceeiro; O rouxinol; A Princesa e a ervilha; A rapariguinha dos fósforos.
2 – Os trabalhos a concurso deverão mencionar o conto no qual se inspiraram, e poderão revestir uma das seguintes formas:
• Imaginar um diálogo entre duas ou mais personagens do conto escolhido;
• Escrever uma história com base nos valores expressos nos contos de Hans Christian Andersen: a felicidade; a alegria, a traição, a vaidade; autenticidade; discriminação; pobreza, etc.
• Inventar uma continuação para a história ou um outro final;
• Criar uma ilustração para a história escolhida.
3 – Os trabalhos escritos não devem exceder as 3 páginas. A ilustração poderá ser feita em folha A3 ou A4.


Um livro suporte para os trabalhos, na BE da escola básica de Arrifana: trata-se de um diário em que H.C. Andersen deixou registadas as suas impressões de infatigável viajante, salientando uma nota constante de afeição para com os amigos portugueses que calorosamente o convidaram a visitar o seu país. Ainda que não muito extenso, este diário é uma peça literária de extraordinário valor.

Outros livros disponíveis nas BE do Agrupamento:
Escola Básica de Arrifana
Escola Básica de Milheirós de Poiares
Escola EB1, Igreja, de Milheirós de Poiares
Escola EB1, Igreja, de Romariz

domingo, 17 de novembro de 2013

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR

Assinala-se, hoje, o Dia Mundial do Não Fumador.
Por um mundo mais saudável, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do seu Departamento de Educação para a Saúde, desafiou as escolas para, em parceria com as bibliotecas escolares, dinamizarem um Peddy Book.
Assim, na próxima quarta feira, na biblioteca da escola básica de Arrifana, as turmas de 6ºano irão percorrer estantes e prateleiras em busca da informação, apenas nos livros, para resolverem as perguntas do peddy book
Tudo a favor de uma vida sem fumo!

DORIS LESSING

A escritora britânica Doris Lessing, prémio Nobel da Literatura em 2007, morreu, hoje, aos 94 anos.
Doris Lessing nasceu a 22 de Outubro de 1919 em Kermanshah, actual Irão, e é autora de mais de cinquenta romances. A Academia Sueca descreveu-a como «um exemplar de experiência feminina que, com cepticismo, fogo e poder visionário, sujeitou uma civilização ao escrutínio».


Livros da autora na rede concelhia: ver catálogo informático.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DESAFIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - PARTICIPANTES DE OUTUBRO

Lista dos alunos com respostas corretas aos desafios semanais de língua portuguesa. Será sorteado um vencedor de entre os 12 que responderam a 2 desafios em 4.

UMA ESTÓRIA DE S. MARTINHO

Luísa Ducla Soares escreveu, José Fanha contou e a Oficina Canto das Cores publicou. Basta clicar aqui, para ler e/ou ouvir a estória "No dia de S. Martinho".

Os autores do site Canto das Cores desafiam os leitores mais pequenos a ilustrar o conto do mês e a enviar para lá os desenhos. Os melhores serão publicados.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº6

Dá o significado correto das seguintes expressões idiomáticas:


Deixa a tua resposta nos comentários.

DESAFIO Nº5 - CORREÇÃO

A frase correta é " quanto tempo não vinha aqui! Mas que grande confusão hoje aqui!
A frase indicada tinha dois erros nas palavras à: ambas devem ser escritas com h- pois trata-se do verbo haver.
Para saberes mais, consulta a página ciberdúvidas da língua portuguesa e/ou o espaço da língua portuguesa da Porto Editora.

A bem da língua portuguesa!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

BIBLIOTECA ESCOLAR DA EB23 DE MILHEIRÓS DE POIARES: UMA PORTA PARA AS ESTÓRIAS

Terminaram hoje as sessões da Hora do Conto, na EB23 de Milheirós de Poiares, dinamizadas com o intuito de celebrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Foi um autêntico cozinhado de estórias, temperado com muito boa disposição, que ficará certamente na lembrança de todos os participantes.
 "Era uma vez o livro" (Cidália Fernandes) e "As cozinheiras de livros" (Margarida Botelho) foram os ingredientes utilizados. Mexeu-se, mexeu-se... misturou-se muito bem... regou-se com momentos musicais e, no final, foram acrescentadas...  pitadas de imaginação.
Este preparado não foi apenas cozinhado pelas nossas cozinheiras de livros... Muitas foram as mãos que se ofereceram para este sucesso culinário. Sabe tão bem estarmos numa "cozinha" como esta e com tão dedicados ajudantes!
A todos eles o meu profundo agradecimento. Ajudam-me a não sentir sozinha e provam que o trabalho colaborativo existe! Obrigado às minhas assistentes operacionais (Margarida e Conceição);  às assistentes operacionais Isabel e Sónia Rodrigues (pelo apoio técnico prestado); às minhas colegas Conceição Paiva, Helena Oliveira, Liliana Teixeira, Alzira Azevedo, Ilda Cabral, Augusta Teixeira, Carla Oliveira; à banda Kremlin, de Coimbra, pela "banda sonora" (instrumental) que produziu para enriquecer o nosso "prato" final; ao curso CEF de Pastelaria, pelo momento doce proporcionado...
No final das sessões, as cozinheiras adoçaram a boca de todos e lançaram um desafio aos alunos participantes... Estamos ansiosos pelo resultado! As sementes foram lançadas à terra... Vamos aguardar pelos seus frutos!
Mais palavras para quê? As fotos falam por si...