terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ENTREVISTA A TERESA CALÇADA, COORDENADORA DO GABINETE DA RBE

"À frente da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 1996, Teresa Calçada despede-se com a certeza que o programa vai continuar, apesar das dificuldades."

Técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, Teresa Calçada esteve na génese da criação da Rede de Bibliotecas Municipais e fez parte do grupo que criou uma rede de bibliotecas escolares, acabando por assumir a sua direcção. Depois de 17 anos à frente da RBE, pediu a reforma. 
Na entrevista dada ao jornal Público destaca-se:
"Essas competências têm vindo a mudar? Até que ponto a biblioteca escolar deixa de fazer sentido com as novas tecnologias, onde tudo se pode ler e procurar num tablet?
Hoje há multiliteracias que são mais completas. O que as bibliotecas têm é a obrigação de ajudar à capacitação leitora. Não há resultados a Matemática ou a qualquer outra disciplina curricular que não passe pelas competências leitoras.

As bibliotecas têm o papel de valorizar a curiosidade e a informação mas também treinam as competências para a leitura e para o uso das ferramentas todas. Aos professores, cabe-nos ajudar à leitura e à descodificação deste complexo mundo multimodal.

Qual é o maior desafio dos professores bibliotecários?
O grande desafio é desmistificar. Ajudar os alunos a perceber que, não é porque está na Internet que a informação é verdadeira. É preciso ajudá-los a distinguir o verdadeiro do falso, a saber manipular a informação, a ter um comportamento crítico.

Ninguém nasce leitor, aprendemos a ser no papel, agora temos de aprender naquilo que é a lógica dos gadgets e isso, é para nós, um dos objectivos das bibliotecas."
Ler a entrevista completa

Sem comentários:

Enviar um comentário