sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SEGURANÇA NA INTERNET - CONHECER PARA PROTEGER

O direito à privacidade (art. 12º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) tem sido na sociedade atual ameaçado fortemente pelo fluxo livre da Informação, potenciado pelas novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Atualmente, a Internet entrou na vida das crianças/jovens, passando a fazer parte dela. Apesar de ser de grande utilidade a nível educativo (acesso à informação), quando não utilizada responsavelmente, a Internet comporta sérios riscos para a privacidade dos seus utilizadores, alguns deles decorrentes da interação online que permite estabelecer. Um dos maiores desafios que se coloca à privacidade é precisamente o facto de ser da iniciativa do próprio utilizador a publicação de dados pessoais nos novos espaços interativos, contando assim com o seu consentimento.
A solução não passa pela proibição da sua utilização, mas sim pela prevenção através da (in)formação.
Neste contexto, as Bibliotecas Escolares das EB23 de Milheirós de Poiares e Arrifana consideram fundamental a realização de ações de (in)formação sobre segurança na internet, para os alunos do 5º ano.
Pretende-se, através da elaboração de um produto informativo simples (com recurso ao diálogo, ao visionamento de vídeos, à análise de imagens...), contribuir para a compreensão de uma questão ética – a privacidade online - alertando os alunos para a necessidade de, conhecendo o contexto e respetivas consequências/implicações, se efetuarem escolhas de uma forma consciente e responsável, para não serem "Apanhados na Net".
Estas sessões já começaram na BE da EB23 de Milheirós de Poiares, sendo a 2ª parte das mesmas concretizada ao longo da próxima semana.






Sem comentários:

Enviar um comentário