domingo, 2 de novembro de 2014

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES... COM AS FAMÍLIAS

Sendo as Bibliotecas Escolares importantes promotoras dos hábitos leitores, considerou-se fundamental comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com as famílias, espaços imprescindíveis de criação de laços, da criança com a leitura. Neste sentido, está a ser dinamizado o workshop "Contador de Histórias" nos JI e EB1 do nosso agrupamento.
Como contar uma história? Porquê contar uma história? Contar uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo conto tradicional, pelo livro, pela história e pela leitura.
Contar uma história é ensinar a pensar, a viajar e a acreditar na capacidade de sonhar, crescer, viver.
De uma forma descontraída, os participantes são convidados a analisar as suas dúvidas e receios ao contar uma história. São abordados os vários percursos e métodos e as diversas opções para cativar a atenção de quem ouve. Depois, passo a passo, é apresentada a exploração de uma história, englobando a leitura em voz alta e a oralidade, como uma forma de expressão intimamente ligada ao corpo, à voz e à expressão.
Esta atividade já envolveu entusiasticamente as famílias do JI de Stº António, do JI/EB1 de Romariz e da EB1 de Escapães.
Convidam-se todos os interessados a participar nas próximas sessões:
- JI/EB1 do Bairro (6 de novembro, pelas 18 h)
- JI/EB1 de Pigeiros (10 de novembro, pelas 18h)
- JI/EB1 de M. Poiares (a definir oportunamente)


















Sem comentários:

Enviar um comentário