sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PLÁGIO

Na sociedade atual, a explosão das novas tecnologias incrementou a geração do corta e cola. Nas escolas, o ato de plagiar ganha terreno, pois pretende-se sempre seguir o caminho mais fácil. A maior parte dos alunos confunde pesquisar com plagiar.
 Ciente desta realidade, a Biblioteca Escolar da EB23 de Milheirós de Poiares dinamizou, ao longo desta semana, sessões de formação, dirigidas às quatro turmas do 6º ano desta escola, com o intuito de formar e orientar os alunos, consciencializando-os para o facto de, para além de ser crime, o plágio é também "atestado de burrice".






REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES EM ANÁLISE

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº16

O que está errado nesta frase dita por um repórter da RTP?


Deixa a tua resposta nos comentários e indica o nome e a turma.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

COLEÇÃO LUCAS SCARPONE

A coleção "Lucas Scarpone", de Álvaro Magalhães e ilustrações de Carlos J. Campos, está nas BE do Agrupamento.
Para conhecer os outros títulos da coleção, consultar o catálogo aqui.
"Lucas Scarpone é um gato pacato que adora escrever livros de mistério, comer peixe grelhado e dormir uma boa sesta.Enquanto Lucas investiga o mistério do seu nascimento e ouve, pela primeira vez, a lenda da Pedra Esmeralda, Pandora parte na viagem inaugural do maior e mais moderno barco do mundo, entre Gatamilão e Nova Gatiorque.No mar, tudo corre normalmente, mas em terra não é bem assim, pois o Meio-Fantasma passa a dar nas vistas e é condenado pelo C.A.T. a regressar ao seu mundo; e lá vai ele embora, depois de uma despedida de partir o coração.Logo a seguir, Lucas é chamado a ler os sinais do futuro na caveira de cristal e descobre que o destino do barco onde Pandora viaja é o mesmo do famoso Gatitanic, que naufragou em 1912, depois de chocar com um grande iceberg.Sim, parece que a tragédia se vai repetir. E Lucas em terra, sem poder acudir..."
in contracapa o livro

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

INTERNET SEGURA

Prevenir é melhor do que remediar. Por isso, as turmas de 5ºano da Escola Básica de Arrifana passaram pela BE para uma conversa sobre segurança na Internet. Os alunos puderam ver alguns pequenos filmes sobre perigos e formas de se protegerem e explorar o site Seguranet
O debate foi muito participado e o interesse e a curiosidade demonstrados superaram as expectativas.




Ao longo das sessões, concluiu-se que:
  • Todos têm Internet em casa.
  • Quase todos acedem diariamente à Internet para jogar e marcar presença nas redes sociais.
  • São raros os que usam a Internet regularmente para estudar/aprender mais.
  • Vários estão em duas ou três redes sociais: Facebook, Twitter, Google+, Ask, Instagram.
  • Alguns (poucos) têm controlo parental e regras bem definidas.
  • Poucos tinham noção de correrem riscos quando estão na Internet.
  • Alguns sabem de problemas ocorridos com pessoas que eles conhecem (contas falsas no Facebook, roubo de passwords, vírus...)
Finalmente, foi solicitado aos alunos que respondessem a um questionário publicado neste blogue, para se testar se a informação veiculada foi assimilada.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.


Para assinalar a data, a Direção Geral de Educação promoveu um webinar sobre o tema para apresentar sugestões de acesso a informação atualizada e a novos recursos didáticos, como contributos de apoio ao ensino do Holocausto e, assim,  permitir aos alunos uma aquisição de saberes significativos e o desenvolvimento de capacidades e atitudes de responsabilidade, de respeito e de tolerância.
A BE, elaborou um trabalho em power point, o qual se encontra na página "Recursos Educativos", com alguma informação e bibliografia sobre o tema que pode ser requisitada.

domingo, 26 de janeiro de 2014

LÍNGUA PORTUGUESA

A propósito do tema da Semana da Leitura 2014 e do concurso de poesia promovido pelas BE do Agrupamento:


Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!
Olavo Bilac, in "Poesias"

Este texto é um soneto, poema de catorze versos decassilábicos divididos em duas quadras e dois tercetos.
O poeta aborda a história da língua portuguesa, tema já tratado por Camões. Com a metáfora “Última flor do Lácio, inculta e bela”, refere-se ao facto de a língua portuguesa ter sido a última língua latina formada a partir do latim vulgar.
A língua portuguesa é, ao mesmo tempo, esplendor e sepultura porque surgia uma nova língua, dando continuidade ao latim e, a partir do momento em que a língua portuguesa ia sendo usada e se ia expandindo, o latim caía em desuso. 
O poeta exalta a língua que ainda não foi lapidada pela fala, em comparação às outras também formadas a partir do latim, e enfatiza a beleza da língua nas suas diversas expressões: oratórias, canções de ninar, emoções, orações e louvores.

A WEB 2.0 AO SERVIÇO DA CRIATIVIDADE

Neste site podem-se encontrar sugestões de utilização de várias plataformas que permitem contra histórias e criar trabalhos dinâmicos, diferentes e apelativos.
Ver aqui.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SEGURANÇA NA INTERNET - CONHECER PARA PROTEGER

O direito à privacidade (art. 12º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) tem sido na sociedade atual ameaçado fortemente pelo fluxo livre da Informação, potenciado pelas novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Atualmente, a Internet entrou na vida das crianças/jovens, passando a fazer parte dela. Apesar de ser de grande utilidade a nível educativo (acesso à informação), quando não utilizada responsavelmente, a Internet comporta sérios riscos para a privacidade dos seus utilizadores, alguns deles decorrentes da interação online que permite estabelecer. Um dos maiores desafios que se coloca à privacidade é precisamente o facto de ser da iniciativa do próprio utilizador a publicação de dados pessoais nos novos espaços interativos, contando assim com o seu consentimento.
A solução não passa pela proibição da sua utilização, mas sim pela prevenção através da (in)formação.
Neste contexto, as Bibliotecas Escolares das EB23 de Milheirós de Poiares e Arrifana consideram fundamental a realização de ações de (in)formação sobre segurança na internet, para os alunos do 5º ano.
Pretende-se, através da elaboração de um produto informativo simples (com recurso ao diálogo, ao visionamento de vídeos, à análise de imagens...), contribuir para a compreensão de uma questão ética – a privacidade online - alertando os alunos para a necessidade de, conhecendo o contexto e respetivas consequências/implicações, se efetuarem escolhas de uma forma consciente e responsável, para não serem "Apanhados na Net".
Estas sessões já começaram na BE da EB23 de Milheirós de Poiares, sendo a 2ª parte das mesmas concretizada ao longo da próxima semana.






DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº15

Completa a frase com o verbo regressar no tempo correto.
Deixa a tua resposta nos comentários, indicando o nome e a turma.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O MISTÉRIO DO SÓTÃO

O mistério do sótão é o novo livro de João Manuel Ribeiro (o autor que vem ao nosso Agrupamento em março), em coautoria com Gisela Silva e ilustrado por Fedra Santos.

"Os irmãos Rafael, Beatriz e Gustavo, mais conhecidos por Rafa, Bia e Guga, a avó Matilde, o avô Bernardo e o trengo, o cão da família, são Os Tesouropatas, que o mesmo é dizer, são maluquinhos de todo por tesouros, mistérios e aventuras que acontecem na Casa do Beiral, a casa dos avós maternos."

O livro já se encontra à disposição de quem o quiser ler, na BE da EB1 Igreja, Milheirós de Poiares.
Mais informação sobre o livro e a coleção Os Tesouropatas, aqui.
A coleção tem um sítio oficial, a espreitar.

POEMAS PARA BRINCALHAR NO CATA LIVROS

João Manuel Ribeiro é autor de vários livros para crianças (prosa e poesia) e estará no nosso Agrupamento em março, a abrir a Semana da Leitura.
Os seus livros já estão a ser lidos pelos alunos. Poemas para brincalhar pode ser lido em ebook  no Cata Livros.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CONCURSO DE POESIA 2014

Como já vem sendo habitual, a equipa das BE do Agrupamento abre novo concurso de poesia destinado a toda a comunidade escolar. 
Os poemas devem ser entregues nas BE do Agrupamento até ao dia 22 de fevereiro.


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR

Esta maravilhosa fábula do escritor chileno Luís Sepúlveda está a ser lida nas aulas de português do 7ºano.
Como motivação, aqui fica um pequeno vídeo promocional.


Consultar um guião de leitura na página "Recursos Educativos".

COMPLETA A PRIMEIRA FASE DO PARLAMENTO DOS JOVENS

O Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira, participa pela segunda vez no projeto Parlamento dos Jovens 2013/2014, tendo este ano como tema em debate para os alunos do Ensino Básico (2º e 3ºciclos) “Drogas- evitar e enfrentar as dependências”.
Esta iniciativa é promovida pela Assembleia da República e organizada em colaboração com outras entidades, nomeadamente o Ministério da Educação e Ciência. Tem como objetivo promover a educação para a cidadania e incrementar o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas atuais. É organizada em três fases, sendo a primeira constituída por debates, eleições e uma Sessão Escolar; a segunda fase é composta pela Sessão Distrital e a terceira fase pela Sessão Nacional.
Os alunos formaram cinco listas que levaram a cabo uma série de debates com o objetivo de proporcionarem momentos de troca de ideias, de reflexão e divulgação dos seus projetos de Recomendação. Um dos debates realizou-se com a presença de um deputado da Assembleia da República, Dr. Amadeu Soares Albergaria, que explicou pormenorizadamente o funcionamento da Assembleia da República e respondeu às várias questões colocadas pelos alunos os quais demonstraram algumas preocupações com a situação atual do país.



No dia treze de dezembro, decorreram as eleições para o apuramento dos deputados à sessão escolar, tendo sido eleitos 31 deputados.
No dia 15 de janeiro, decorreu a sessão escolar, realizada com os deputados eleitos, tendo como objetivos debater e aprovar o projeto de recomendação da escola, eleger os deputados à sessão distrital e propor um tema para debater no programa do Parlamento dos Jovens do próximo ano. Nesta sessão, foram eleitos os alunos Daniela Filipa Almeida, 9ºA, e Paulo Almeida, 8ºE.
Assim, ficou concluída a primeira fase do Programa que contou com a participação de alunos do 8º e 9º anos de escolaridade, das duas escolas básicas de Arrifana e Milheirós de Poiares.
É de salientar o empenho e grande profissionalismo dos professores e alunos que aceitaram participar no Parlamento dos Jovens.






MAIS NOVIDADES DOCUMENTAIS NA BE

Espreita os novos livros da BE da EB23 de Milheirós de Poiares. Um agradecimento aos seus dadores...



ENTREVISTA A TERESA CALÇADA, COORDENADORA DO GABINETE DA RBE

"À frente da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 1996, Teresa Calçada despede-se com a certeza que o programa vai continuar, apesar das dificuldades."

Técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, Teresa Calçada esteve na génese da criação da Rede de Bibliotecas Municipais e fez parte do grupo que criou uma rede de bibliotecas escolares, acabando por assumir a sua direcção. Depois de 17 anos à frente da RBE, pediu a reforma. 
Na entrevista dada ao jornal Público destaca-se:
"Essas competências têm vindo a mudar? Até que ponto a biblioteca escolar deixa de fazer sentido com as novas tecnologias, onde tudo se pode ler e procurar num tablet?
Hoje há multiliteracias que são mais completas. O que as bibliotecas têm é a obrigação de ajudar à capacitação leitora. Não há resultados a Matemática ou a qualquer outra disciplina curricular que não passe pelas competências leitoras.

As bibliotecas têm o papel de valorizar a curiosidade e a informação mas também treinam as competências para a leitura e para o uso das ferramentas todas. Aos professores, cabe-nos ajudar à leitura e à descodificação deste complexo mundo multimodal.

Qual é o maior desafio dos professores bibliotecários?
O grande desafio é desmistificar. Ajudar os alunos a perceber que, não é porque está na Internet que a informação é verdadeira. É preciso ajudá-los a distinguir o verdadeiro do falso, a saber manipular a informação, a ter um comportamento crítico.

Ninguém nasce leitor, aprendemos a ser no papel, agora temos de aprender naquilo que é a lógica dos gadgets e isso, é para nós, um dos objectivos das bibliotecas."
Ler a entrevista completa

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

FADO DAS FOGACEIRAS


Hoje, é dia de se cumprir o prometido no concelho de Santa Maria da Feira.
"A “Festa das Fogaceiras” apareceu-nos datada de 1505, altura em que o País foi fustigado por uma “epidemia brava e cruel”, a peste. Então os Condes do Castelo e da Feira, ramo nobre criado em 14 de Janeiro de 1452, apelaram ao Mártir S. Sebastião para que acabasse com o morticínio dos Feirenses, prometendo-lhes a realização de uma festa anual, onde o “voto” seria a “fogaça." Ler+



FADO DAS FOGACEIRAS
(cantado por uma cantora lírica feirense, Mafalda Campos Leite)



Fogaceira linda e nova,
Deixa-me tirar a prova
Duma fogaça das tuas;
Vendendo-as assim a esmo,
São pedaços de ti mesmo
Que vendes por essas ruas.

Quando vais, oh! Fogaceira,
Vender fogaças à feira
Vais tão cheiinha de graças,
Que nos gestos e meneios
As fogaças lembra seios
E os seios lembram fogaças.

Tuas fogaças loirinhas
São certamente irmãzinhas
das fogaças do teu peito,
Pois nem de outra maneira
Se compreende, oh! Fogaceira,
Que as vendas todas a eito.
Refrão
Fogaceira minha
Que linda que és,
Com a chinelinha
Toda bordadinha
Na ponta dos pés.

Quando vais andando,
Tens o encantamento,
De rosas dançando,
De lírios bailando
Nas asas do vento.
Letra
Carlos Morais
Música
Dr. Paulo de Sá

domingo, 19 de janeiro de 2014

BIBLIOTERAPIA

É um tratamento original e só tem um efeito secundário: os doentes aprendem a pensar!

"No Reino Unido, a prescrição de livros em vez de fármacos para tratar a depressão está a tornar-se cada vez mais comum. Além de "low-cost", o método, já conhecido como "Biblioterapia", não acarreta efeitos secundários."


"Há uma nova terapia para depressão no Reino Unido e, a melhor parte, é que além de "low-cost" não apresenta efeitos secundários. É chamada de "Biblioterapia" e faz jus ao nome: em vez de fármacos, são prescritos livros. Isso mesmo: livros. É que, de acordo com alguns especialistas, além de fomentar a empatia, a leitura pode ajudar os pacientes a superar as suas fragilidades emocionais."
P3,13/01/2014
Ler a notícia completa aqui

sábado, 18 de janeiro de 2014

JANEIRO NA POESIA

Janeiro é um mês, quase inteiro,
de frio, chuva, nevoeiro.
Mas há um sol em janeiro,
um sol discreto e fagueiro,
em raras manhãs de azul,
que sorri por entre o frio
e acende um pequeno braseiro
no coração mais sombrio.




Poema de: João Pedro Mésseder
Ilustração de: Ana Biscaia
in, O livro dos meses, edição de Lápis de Memórias

LER É UMA FESTA - CONCURSO



O PNL lançou o concurso Ler é uma festa com o objetivo de dar oportunidade às escolas, através dos alunos, de mostrarem como fazem a festa da leitura e da escrita.
 Ver o Regulamento

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

HORA DO CONTO NAS EB1

Por ser véspera das fogaceiras, esta semana foi a altura ideal para o livro O santo guloso, de Ana Oliveira* sair da estante e chegar às crianças de Escapães. Dia 14 foram as turmas de 1º e 2º anos da EB1 Igreja que ouviram o conto e, hoje, foram as crianças do JI e EB1 de Santo António.
Foi uma animação constante com os alunos em interação com a contadora da estória. Os convidados do castelo fizeram o baile, a menina que não gosta de formigas gritou e fez birra e as formigas levaram pancada do tamanco. E a lição foi entendida: o prometido é devido!
Hoje, em mesa redonda, enquanto decorria uma agradável conversa sobre leitura e escrita, degustou-se a fogaça em ponto pequeno. Há dias assim! Fantásticos!

* Ana Oliveira é professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira

VENCEDORES DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA _ FASE ESCOLA (MILHEIRÓS DE POIARES)

Custou, mas eis que hoje já há fumo branco...
Depois do duplo empate de três alunas (quer nas 20 questões da prova, quer nas 5 questões de desempate, já incluídas na prova realizada ontem), foi necessário proceder hoje a novo desempate na Biblioteca Escolar da EB23 de Milheirós de Poiares.
Parabéns aos vencedores que representarão a nossa escola na fase distrital!



LER

Moro na casa que li.

É o chão
e o tecto de mim.


Texto de: Ana Almeida
Ilustração de: Klaas Verplancke

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

VENCEDORES DO CNL 2014 - 1ª FASE EM ARRIFANA

Já estão apurados os vencedores do Concurso Nacional de Leitura (que por acaso são vencedoras), na fase escola, em Arrifana.
Parabéns às três vencedoras que irão representar a escola básica de Arrifana na fase distrital.


Percentagem dos resultados obtidos:
Total de provas realizadas: 48
Resultados positivos (10 a 20 respostas corretas): 71%
Resultados negativos (menos de 10 respostas corretas): 29%

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE ESCOLA

Decorreu, hoje, a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura no Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira, nas duas escolas básicas. Participaram 169 alunos do 3º ciclo, 48 de Arrifana e 121 de Milheirós de Poiares, mas apenas três de cada escola podem passar à fase distrital.
Através de um questionário online, os alunos testaram os seus conhecimentos acerca da obra escolhida para esta fase: A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez.

Na BE de Arrifana


Na BE de Milheirós de Poaires

domingo, 12 de janeiro de 2014

NOVIDADES DOCUMENTAIS NA BE

Ano Novo, livros novos na Biblioteca Escolar da EB23 de Milheirós de Poiares.


CONCURSO DE DESENHO

Concurso de desenho promovido pela revista Visão Júnior deste mês, com base num livro de João Manuel Ribeiro e Gisela Silva. Para alunos entre os 8 e os 14 anos.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº12 - CORREÇÃO

Frase correta: "isto não tem nada a ver comigo."

EXPLICAÇÃO
Muita gente confunde as expressões “ter a ver” e “ter a haver”, que têm significados muito diversos. São parónimas, isto é, têm significado e grafia diferentes, mas são semelhantes.

Ter a ver = ter que ver, estar relacionado. Quando quisermos dizer que algo não tem relação com outra coisa, deve usar-se “a ver”.
É uma forma antiga. Dizia-se “ter que ver” mas, por influência do francês, simplificou-se.

Ter a haver = receber ou recuperar algo (dinheiro, em muitos casos). 
Por exemplo: "tenho a haver cinco euros."

Mais exemplos:
Não tenho nada a ver com as tuas explicações. É tudo problema teu!
Não tenho a haver mais explicações. Está tudo resolvido.




DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº13

Completa a frase com a expressão correta: por que ou porque?
Responde nos comentários e indica o teu nome e turma.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ANIVERSÁRIO DE SIMONE DE BEAUVOIR


Simone de Beauvoir, escritora francesa feminista (Paris 9 de janeiro de 1908 — Paris, 14 de abril de 1986), foi, hoje, homenageada pelo Google, no dia em que faria 106 anos.


Simone de Beauvoir no catálogo concelhio de bibliotecas escolares.