quinta-feira, 27 de março de 2014

"O GATO E O ESCURO" - HORA DO CONTO

Através de um Kamishibai (teatro de papel), os alunos da EB1, Igreja puderam ouvir e ver o conto de Mia Couto, O gato e o escuro.



O Kamishibai é uma maneira de contar histórias que teve origem no Japão. Cada kamishibai é composto por um suporte de madeira por onde vão circulando cartões com ilustrações do conto, na frente, virados para os espetadores, e texto nas costas, virado para o contador de histórias, para que ele possa ir lendo os diálogos.

quarta-feira, 26 de março de 2014

LEITURA DESCONTRAÍDA

Depois da sessão com o escritor João Manuel Ribeiro, os alunos do 1ºano da EB1 Igreja, Milheirós de Poiares, foram apanhados em flagrante leitura descontraída. Enquanto esperavam que a longa fila de autógrafos diminuísse, não perderam tempo e os livros começaram logo ali a serem lidos.











ESTAFETA DE CONTOS CONTO COM(TIGO)

A estafeta de contos, "Conto Com(tigo)” uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, vai na 4ª edição e iniciou no passado dia 14 de janeiro. Hoje, a BE da Escola Básica de Arrifana recebeu o testemunho das mãos da professora bibliotecária da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, Lúcia Rocha. Consigo, para contar a história Hansel e Gretel, veio uma equipa de sete alunos de 7ºano que, de uma forma muito dinâmica e criativa, pois os próprios alunos adaptaram o texto deste clássico, captaram a atenção e o interesse de três turmas de 5ºano.









terça-feira, 25 de março de 2014

APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

De entre algumas propostas, a RBE selecionou a EB23 de Milheirós de Poiares para integrar um conjunto restrito de escolas a nível nacional, de diferentes níveis de ensino, para a aplicação piloto do referencial “Aprender com a BE”. Este referencial apresenta diferentes objetivos, destacando-se o desenvolvimento das literacias essenciais à aprendizagem e à formação dos alunos na sociedade do conhecimento, nomeadamente a literacia da leitura, dos media e da informação.
Estão afetos à experimentação deste referencial os alunos do 5º F, a docente de português, Augusta Teixeira, a professora bibliotecária Olívia Brandão e será explorada a área “Literacia dos Media”. O projeto conta ainda com a colaboração da docente de Educação Cívica, Cristina Oliveira,
As diferentes fases do projeto terão a colaboração e o acompanhamento da CIBE, Drª Elisabete Carvalho.

TRABALHOS DE ILUSTRAÇÃO

Para receber a ilustradora Helena Veloso, cada turma da EB1 Igreja, Milheirós de Poiares, seleccionou um livro que foi lido em sala de aula e, posteriormente, foram elaboradas ilustrações que ficaram bem bonitas.










ENCONTRO COM A ILUSTRADORA HELENA VELOSO

A ilustradora Helena Veloso esteve à conversa com os alunos da EB1 Igreja, Milheirós de Poiares, no último dia da Semana da Leitura. As ilustrações dos livros Planeta azul?, Do cinzento ao azul celeste, Porto Porto, O santo guloso, O cão e a estrelapublicados pela Calendário de Letras, foram mostradas uma a uma e cada ilustração teve direito à história do seu nascimento.*
Fontes de inspiração, técnicas, interpretação dos textos, tudo foi minuciosamente explicado aos alunos que ouviram atentamente, responderam às perguntas e colocaram outras bem pertinentes. E a BE estava linda, graças ao empenho, bom gosto e dinamismo das professoras desta escola.









*Nota: Os autores dos textos destes livros são, respetivamente, Isabel Magalhães, Ana Oliveira, João Pedro Mésseder, Ana Oliveira, Clara Carrapatoso.

segunda-feira, 24 de março de 2014

FLASHMOB DA LEITURA

Dança, biblioteca, livros, leituras... Uma combinação perfeita nas Bibliotecas Escolares da EB1 de Romariz e da EB23 de Milheirós de Poiares!

Biblioteca Escolar - EB1 de Romariz




Biblioteca Escolar - EB23 de Milheirós de Poiares

LEITURAS AO ENTARDECER

Na passada sexta feira, a Semana da Leitura encerrou em Romariz com um momento cultural (Leituras ao Entardecer) destinado às famílias, realizado no auditório da Junta desta Freguesia.
Crianças do JI de Romariz, alunos da EB1 de Romariz, educadora e docentes, assistentes operacionais e pais participaram ativamente, proporcionando a todos os presentes um verdadeiro momento criativo e pleno de estórias (contadas, dramatizadas, dançadas, musicadas), regadas com muita imaginação!
E, como no dia 21 de março se celebra o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, a Biblioteca Escolar da EB1 de Romariz, através da obra "A árvore generosa", proporcionou  a todos os presentes um verdadeiro momento de reflexão.
No final, foram sorteados os vencedores do "Proverbiar" e premiados os vencedores dos diferentes concursos concretizados ao longo dessa semana.
Um momento a recordar!












domingo, 23 de março de 2014

SORRISOS PROVOCADOS PELOS LIVROS DA MARGARIDA FONSECA SANTOS

Com o lema "Bons livros provocam os melhores sorrisos" foi dinamizada a Semana da Leitura. 
Os alunos foram desafiados a escolher livros para fazerem selfies e a seleção deveria obedecer a alguns critérios: o livro preferido, o livro que estavam a ler, o livro com capa e título apelativos. 
Os livros da escritora Margarida Fonseca Santos, que esteve com os alunos do 6ºC e 8ºC, via skype (ver post anterior) foram escolhidos e, depois das selfies, surgiu o filme realizado no photostory pelos alunos do CV3 em estágio na BE da escola básica de Arrifana.

video

ENCONTRO COM MARGARIDA FONSECA SANTOS VIA SKYPE

Não há dúvida que a tecnologia facilita muito as nossas vidas. Na impossibilidade de se deslocar até Arrifana, a escritora Margarida Fonseca Santos disponibilizou-se para falar, via skype, com os alunos que não têm permitido que as coleções "7 Irmãos" e "Uma escola fantástica" permaneçam nas estantes. Foi um momento mágico pela novidade, pelas perguntas pertinentes colocadas e pela forma meiga e simpática como esta escritora falou com os alunos e os motivou. No final da sessão, o número de requisições domiciliárias aumentou e a coleção "O reino de Petzet", finalmente, saiu, também, da estante e foi até casa dos alunos.