sexta-feira, 25 de abril de 2014

LIVROS PROIBIDOS ANTES DO 25 DE ABRIL

Porque a palavra é uma arma e o saber dá poder, "os escritores tiveram um papel decisivo ao retratar a sociedade portuguesa e a denunciar as dificuldades dos portugueses". Os livros foram e continuam a espelhar a liberdade.

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº23

Corrige o que está errado nesta frase.

Deixa a tua resposta nos comentários indicando o nome e a turma.

"TROVA DO VENTO QUE PASSA"

Porque há sempre alguém, que resiste...

Trova do vento que passa
Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.

Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Ninguém diz.

Se o verde trevo desfolhas
pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas
que morro por meu país.

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio -- é tudo o que tem
quem vive na servidão.

Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.

E o vento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada
nos braços em cruz do povo.

Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.

Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).

Há quem te queira ignorada
e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada
nos braços negros da fome.

E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.

Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.

E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.

Quatro folhas tem o trevo
liberdade quatro sílabas.
Não sabem ler é verdade
aqueles pra quem eu escrevo.

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.

Letra:Manuel Alegre
Música:  António Portugal
Intérprete: Adriano Correia de Oliveira

"ABRIL E LIBERDADE NA LITERATURA INFANTOJUVENIL"

A decorrer no Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro.



MANUEL ALEGRE: A POESIA É UMA ARMA

No sítio Manuel Alegre, serão disponibilizados poemas deste poeta, cantados ou ditos por alguns dos mais conhecidos intérpretes da nossa língua.
O primeiro, “É preciso um país”, foi dito em 24 de Abril, por Manuel Alegre com acompanhamento de Carlos Paredes.
Ouvir aqui: Manuel Alegre : A poesia é uma arma

NAQUELA MADRUGADA, HÁ 40 ANOS


quinta-feira, 24 de abril de 2014

NOVO LIVRO DE LUÍS SEPÚLVEDA E PAULO GALINDRO

Depois de História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, História de um caracol que descobriu a importância da lentidão é o novo livro de de Luis Sepúlveda, ilustrado por Paulo Galindro.
Sinopse:
"Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade."


LER MAFALDA

A Mafalda, do argentino Quino, acabou de fazer 50 anos mas continua cada vez mais atual. A ler.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CONCURSO DE SELFIES

Durante a Semana da Leitura, os alunos fizeram selfies para mostrar livros e sorrisos. As fotos estão, agora, a concurso no site do Bibliofilmes. 

Para votar, basta seguir o link e, no separador "Faz uma selfie com um livro", escolher a preferida: http://bibliofilmes.com/

MAFALDA, A CONTESTATÁRIA

Quino ganhou notoriedade internacional com a publicação de Mafalda, a personagem rebelde e contestatária.


Segundo Umberto Eco, a personagem é "uma heroína zangada que recusa o mundo como ele é, reivindicando seu direito de continuar a ser uma menina e que não quer assumir um universo corrompido pelos pais".


DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR

Mafalda, a contestatária personagem de banda desenhada criada pelo argentino Quino, há 50 anos, é o estandarte das celebrações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, criado pela UNESCO.




Para a UNESCO, Mafalda “representa a classe média da América Latina e a juventude progressiva”. A agência lembra que as principais preocupações da personagem sempre foram associadas à paz mundial e à humanidade.

REVISTA ESTANTE

Estante, a nova revista digital para amantes dos livros, lançada pela FNAC. Ler aqui.

terça-feira, 22 de abril de 2014

ENCONTRO COM JOÃO MANUEL RIBEIRO

O escritor João Manuel Ribeiro esteve com alunos do 1ºciclo e do 5ºano nas quatro bibliotecas do Agrupamento, durante a Semana da Leitura. Foi um dia de partilha, de leituras e de diversão.
A sua vida e obra foram pesquisadas pelos alunos, que leram os seus livros em sala de aula e criaram diferentes trabalhos para serem apresentados nas diferentes sessões.
A BE da Escola Básica de Arrifana, com a colaboração dos alunos Beatriz, João e José, do 5ºA, elaborou um pequeno vídeo (oferecido ao escritor) realizado a partir das suas obras. Dois "jornalistas" de cada turma prepararam e conduziram a estrevista ao autor e leram alguns dos seus poemas.
Os alunos das três turmas do 5º ano da Escola Básica de Milheirós de Poiares, sob  a orientação da respetiva docente de Português e com o apoio da BE, elaboraram e apresentaram uma reportagem televisiva sobre o caso Prestige, adaptaram a obra estudada "O Senhor Péssimo é o Máximo" a texto poético (que declamaram e dramatizaram), produziram diferentes trabalhos gráficos para exposição na BE e prepararam questões para colocarem ao autor.
Os alunos e docentes da EB1 e do JI de Romariz, deram asas à sua criatividade e, com recurso à dança, à dramatização, à declamação e ao canto, transmitiram a todos os presentes a mensagem contida nas diferentes obras trabalhadas em sala de aula: Soletra a Letra, Desmatematicar, Gémeos, A menina das Rosas.
Na BE da EB1 de Milheirós de Poiares foram apresentados trabalhos de escrita e de dramatização a partir dos livros Gémeos e Casa Grande.
Na EB23 de Arrifana






Na EB23 de Milheirós de Poiares







Na EB1 de Romariz





Na EB1 Igreja, de Milheirós de Poiares




CONCURSO DE LEITURA INTRA TURMAS

De pequenino é que se criam os leitores... Seguindo este lema, a Biblioteca Escolar da EB1 de Romariz dinamizou, na Semana da Leitura, um concurso de leitura para os alunos do 1º e do 2º ano. Organizados em equipas, os alunos destas turmas  prestaram uma prova de leitura das obras A ovelhinha preta, de Elizabeth Shaw (no caso do 1º ano) e A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa (no caso do 2º ano), respondendo a várias perguntas de interpretação das obras, sem as consultar.
E foi um momento fantástico ver os alunos responder às perguntas, numa luta para a conquista do título. Não foi fácil apurar a equipa vencedora, no 1º ano. Foram necessárias muitas questões para o desempate, facto que revela que os alunos leram e apreenderam efetivamente a obra. Parabéns aos nossos pequenos grandes leitores!

1º ano



2º ano




FINAL DO CAMPEONATO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3ºCICLO

Depois de terem ultrapassado duas eliminatórias, seis equipas do 3ºciclo enfrentaram  mais uma prova sobre língua portuguesa para ficar apurada a melhor equipa de cada escola básica do Agrupamento.
Na EB23 de Milheirós de Poiares, foi uma final bastante renhida, tendo as três equipas finalistas revelado um excelente domínio da língua portuguesa.
Assim, em Arrifana, a vitória coube à equipa do 9ºC formada pelos alunos, Bárbara Santos, Bárbara Oliveira, Rute Costa e João.
Em Milheirós de Poiares, a vitória coube à equipa do 8º D, formada pelos alunos Diogo Santos, Marcelo Oliveira, Ricardo Silva e Sérgio Brito.

Na EB23 de Milheirós de Poiares





Na EB 23 de Arrifana





CAMPEONATO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 4ºANO

Os alunos do 4ºano das escolas EB1 Igreja, Milheirós de Poiares e EB1 de Igreja, Romariz testaram os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa num campeonato que decorreu durante a Semana da Leitura. Divididos em grupos, todos responderam às mesmas perguntas que versaram sobre ortografia, classificação morfológica, classificação sintática, conjugação verbal.
Ganharam os grupos (um de cada escola) que obtiveram a melhor classificação.
Parabéns a todos os participantes.

Na EB1 de Romariz






Na EB1 de Milheirós de Poiares




CONCURSO DE LEITURA INTERTURMAS - 5º E 6º ANOS

Os alunos do 5º e do 6ºanos do Agrupamento "debateram-se" pela leitura. Depois de terem lido, nas aulas, as obras O Senhor Péssimo é o Máximo, de João Manuel Ribeiro (5º ano), e Ulisses, de Maria Alberta Menéres (6º ano), uma equipa de cada turma defendeu, por ano de escolaridade, a leitura/interpretação da respetiva obra, respondendo oralmente a um questionário sobre a mesma. Ganharam as equipas que obtiveram melhor pontuação.
Na EB23 de Milheirós de Poiares - 5º ano




equipa vencedora - 5º F

Na EB23 de Milheirós de Poiares - 6º ano



equipa vencedora - 6º D

Na EB 23, de Arrifana, 5ºano


equipa vencedora 5ºA

Na EB 23, de Arrifana, 6ºano

equipa vencedora 6ºC