quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CONCURSO: ESCREVER UM CONTO, SORRIR PARA A VIDA



DESTINATÁRIOS
1. Aos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, de todas as escolas públicas e
privadas, Continente e Ilhas.
2. Aos alunos universitários que frequentam cursos relacionados com a área de saúde
proposta, nomeadamente às Faculdades e Institutos de Medicina Dentária.
3. Aos Professores Bibliotecários, aos Docentes dos diversos níveis de ensino, aos
Profissionais de Saúde Oral e a todos os outros Profissionais de Saúde interessados.

OBJETIVOS

  • Incentivar à escrita de textos originais, sob a forma de conto, com qualidade literária e conteúdo criativo, inspirados nas temáticas relacionadas ou invocadas pelo conhecimento e pelas práticas da saúde oral.
  • Dar visibilidade à produção de textos próprios que resultam de uma experiência particular de leitura e de apreensão do mundo.
  • Descobrir e valorizar o estilo pessoal dos concorrentes.
  • Apurar os melhores trabalhos para organizar uma Antologia de Contos cujo lançamento terá lugar no Dia Mundial da Saúde Oral, 20 de Março de 2015.

Ver o regulamento completo aqui.




terça-feira, 27 de janeiro de 2015

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO


Hoje, assinalam-se os setenta anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, onde foram exterminados mais de um milhão de judeus e milhões de pessoas de outras raças e religiões.

Através da literatura e do cinema, pode-se dar a conhecer o Holocausto às crianças e jovens, uma forma de despertar consciências e de desenvolver o espírito crítico e a sensibilidade.
Os livros e filmes sobre o tema saíram das estantes num chamamento aos leitores da biblioteca da Escola Básica de Arrifana. Aqui, e no átrio da escola, um power point mostrou imagens do horror vivido nos campos de concentração — com o que implicam de fome, frio, doença, violência e morte.


(o ppt pode ser visto na página recursos educativos)
Alguns livros em destaque:
"Vós que viveis tranquilos
Nas vossas casas aquecidas
Vós que encontrais regressando à noite
Comida quente e rostos amigos:
Considerai se isto é um homem
Quem trabalha na lama
Quem não conhece paz
Quem luta por meio pão
Quem morre por um sim ou por um não
Considerai se isto é uma mulher
Sem cabelos e sem nome
Sem mais força para recordar
Vazios os olhos e frio o regaço
Como uma rã no Inverno.
Meditai que isto aconteceu
Recomendo-vos estas palavras.
Esculpi-as no vosso coração.
Estando em casa andando pela rua
Ao deitar-vos e ao levantar-vos;
Repeti-as aos vossos filhos.
Ou então que desmorone a vossa casa
Que a doença vos entreve,
Que os vossos filhos vos virem a cara."
Se isto é um homem, Primo Levi, Teorema

«Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…»
O rapaz do pijama às riscas, John Boyne, Asa

«Todos conhecem a história profundamente dramática da jovem Anne Frank. Publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, o Diário veio revelar ao mundo o que fora, durante dois longos anos, o dia-a-dia de uma adolescente condenada a uma voluntária auto-reclusão, para tentar escapar à sorte dos judeus que os alemães haviam começado a deportar para supostos «campos de trabalho». Tentativa sem final feliz. Em Agosto de 1944, todos aqueles que estavam escondidos no pequeno anexo secreto onde a jovem habitava foram presos. Após uma breve passagem por Westerbork e Auschwitz, Anne Frank acaba então por ir parar a Bergen-Belsen, onde vem a morrer em Março de 1945, a escassos dois meses do final da guerra na Europa.»
Diário de Anne Frank, Livros do Brasil

“Sonho com um dragão verde de língua negra que me quer comer. As casas também são verdes, como a erva do nosso jardim que tem o baloiço, onde antes eu e o pai jogávamos à bola. Tenho muitas saudades dele. A mãe diz-me que em breve estaremos todos juntos.”
Fumo, Antón Fortes, OQO editora

Ver mais informação aqui

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº16

Esta frase tem um erro que muitas pessoas cometem regularmente. Identifica-o.

Deixa a tua resposta nos comentários, indicando o nome e a turma.

CAMPOS DE LÁGRIMAS

"Aos leitores mais jovens, para não deixarem que se repita o maior crime da história da Humanidade."

"O holocausto foi a vergonha da Humanidade. "Campos de Lágrimas" tem como cenário central o campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha. Uma família portuguesa visita o campo e a cidade de Weimar, situada a apenas oito quilómetros, para reencontrar a memória de um familiar que ali morreu depois de ter combatido na Guerra Civil de Espanha e de se ter exilado em França."

in,contracapa do livro

HORA DO CONTO - UMA FOGAÇA ENCANTADA E UM SANTO GULOSO

No dia 22 de janeiro, aos alunos do 2º ciclo da EB2,3 de Milheirós de Poiares, a Biblioteca Escolar proporcionou um momento doce de leitura. O mote? A Festa das Fogaceiras.
Através das obras "Dourada, a Fogaça Encantada", de Maria Gracinda Coelho de Sousa, e "O Santo Guloso", de Ana Oliveira, as turmas do 5º e 6º anos puderam, de uma forma diferente, relembrar a origem da Festa das Fogaceiras, tradição secular marcada pela devoção do povo das Terras de Santa Maria: num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população; em troca de proteção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado fogaça.
Neste momento de leitura animada, a professora bibliotecária  teve a preciosa e empenhada colaboração de dois alunos estagiários do Curso Vocacional 9º ano. Bem hajam!








sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

UMA HORA DE FAZ DE CONTA COM "O SANTO GULOSO"

Durante uma hora, os alunos do 5ºA, na passada sexta feira, e do 5ºB, hoje, acompanhados pelas respetivas professoras de português, puderam fazer de conta que eram as personagens do conto O santo guloso, de Ana Oliveira, com ilustrações de Helena Veloso.

 O criado com o "tamanco" castigador.
 As formigas "atacam" a mesa.
 As formigas prometem ao santo.
 Em liberdade, as formigas voltam a "atacar" a mesa.
A menina regressa e grita quando encontra as formigas. O momento do temível castigo.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº15

Substitui a expressão sublinhada pelo pronome pessoal correspondente (atenção à conjugação verbal!).
Deixa a tua resposta nos comentários, indicando o nome e a turma.

sábado, 17 de janeiro de 2015

LEITURA INCLUSIVA

"Um novo projeto editorial que quer dar resposta às necessidades diferenciadas dos leitores. Os livros da Luso Reads estão redigidos de uma maneira que torna a leitura mais acessível a pessoas com dislexia, défice de atenção ou doentes de Alzheimer e Parkinson, entre outros."
Consultar o site da editora aqui.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CONCURSO DE POESIA E DE ILUSTRAÇÃO

Está aberto mais um concurso de poesia e de ilustração, este ano organizado pelo departamento de português, aberto a toda a comunidade escolar, com o tema "No bico do lápis, a liberdade".


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2015 - FASE ESCOLA

Decorreu, hoje, nas duas escolas básicas do Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira, a primeira fase da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo PNL. Participaram, nesta fase, um total de 80 alunos do 3ºciclo, 38 de Arrifana e 42 de Milheirós de Poiares, mas apenas três de cada escola poderão passar à fase distrital.
Através de um questionário online, os alunos testaram os seus conhecimentos após a leitura da obra escolhida para esta fase: Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Na EB2,3 de Milheirós de Poiares




Na EB 2,3 de Arrifana


domingo, 11 de janeiro de 2015

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº14

Esta frase apareceu escrita num dos canais da televisão portuguesa. O que está errado?
Deixa a tua resposta nos comentários indicando o nome e a turma.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

3º DESAFIO CURRICULAR - 2º CICLO

Testa os teus conhecimentos de História e Geografia de Portugal, respondendo a este desafio. Podes deixar a tua resposta na Biblioteca Escolar ou aqui nos comentários, indicando sempre o teu nome e a tua turma.
Data limite de participação: 28 de janeiro.

Participa!




3º DESAFIO CURRICULAR - 3º CICLO

Testa os teus conhecimentos de Físico-Química, respondendo a este desafio. Podes deixar a tua resposta na Biblioteca Escolar ou aqui nos comentários, indicando sempre o teu nome e a tua turma.

Data limite de participação: 28 de janeiro.

Participa!