sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CONCURSO INTERTURMAS - LER O AUTO DA BARCA DO INFERNO

Decorreu esta semana, na Biblioteca Escolar da EB2,3 de Milheirós de Poiares, mais uma prova do "Nós Lemos, Nós Sabemos!"
Desta feita, foram os alunos do 9º ano que testaram a leitura e interpretação da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
As esquipas do 9º D e do 9º F deram "luta" e, mesmo após as perguntas de desempate, o resultado foi muito renhido. Saiu vencedora a equipa do 9º D.
Parabéns a todos os participantes!





UMA PEQUENINA LUZ BRILHOU NO MEIO DE NÓS

O gato Cervantes vive numa livraria, toma conta dos livros e delicia-se com os afagos dos leitores ávidos. Os dias vão passando constantes até àquela noite de tormenta que mudou o destino da livraria e das personagens que fugiram dos livros. Um cliente habitual sempre procurou Jeremias, o dono, com pedidos muito estranhos... Um dia pediu-lhe livros sobre como combater moinhos de vento...
E foi assim o início das sessões "Faz de Conto" realizadas, ao longo desta semana, na Biblioteca Escolar da EB2,3 de Milheirós de Poiares e que contemplaram todos os alunos do 3º ciclo.
D. Quixote, A pérola, História de uma gaivota e de um gato que a ensinou a voar, O triunfo dos porcos, O velho e o mar foram as obras que deram o mote a esta atividade, dinamizada pelo Núcleo Pedagógico da Biblioteca Municipal de Stª Mª da Feira, e que terminou com Uma pequenina luz (poema de Jorge de Sena) no meio de todos os participantes.
Parabéns ao Núcleo Pedagógico pelo excelente trabalho apresentado!







INTERNET MAIS SEGURA

Depois das sessões sobre Internet mais sugura com os alunos do 5ºA e 5ºB, na BE da escola Básica de Arrifana, chegaram os resultados. Os alunos viram, ouviram, conversaram, partilharam experiências e escreveram. Aqui ficam dois poemas de duas alunas.

Madalena Taveira, 5º B

Érica Santos, 5º B

fonte das imagens: clipart

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº19

O segundo elemento desta conversa, além de ser mal educado dá erros de português. Que erros deu?
Deixa a tua resposta nos comentários, indicando o nome e a turma.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CAIXA DE CONTOS

Esta caixa vai ser a fiel depositária de contos que, ao longo de alguns anos, têm sido escritos em 77 palavras (desafio da escritora Margarida Fonseca Santos), sob orientação da professora Ana Paula Oliveira.
Quem os quiser ler, só terá de se deslocar à biblioteca da Escola Básica de Arrifana, sentar-se comodamente num dos sofás e usufruir da leitura. Quem sabe, não ficará com vontade de escrever um para o ver guardado nesta lindíssima caixa, da autoria da educadora Helena Cristina Oliveira.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

"FAZ DE CONTO"

"Faz de conto" é uma iniciativa que o núcleo pedagógico da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira está a levar às escolas do concelho. No início de fevereiro, a equipa deslocou-se à biblioteca da escola básica de Arrifana e todos os alunos de 3ºciclo puderam usufruir de momentos mágicos proporcionados pelos livros que "fizeram de conto".
Tudo começa com um gato que vive numa livraria onde um livro está em branco pois perdeu as letras e, agora, ninguém o quer comprar. Mas qualquer um o pode preencher, com as letras que andam por ali. Pretexto para os alunos se encontrarem com o D. Quixote de la Mancha (Miguel de Cervantes), com o gato Zorbas (História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda), com um velho em luta com um peixe (O velho e o mar, Ernest Hemingway), com os porcos que se revoltaram na quinta (O triunfo dos porcos, George Orwell) e com uma pérola de valor inestimável (A pérola, de John Steinbeck ).




quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

LUÍSA DACOSTA

A literatura ficou mais pobre com a morte da escritora Luísa Dacosta, aos 88 anos, no passado domingo. Professora e autora de vasta obra para crianças, de espírito irrequieto e de extrema sensibilidade, lutou contra a censura de forma muito crítica: "Hoje, para qualquer pessoa, é muito difícil escrever. Há bastantes censuras. Antes, havia uma e tinha nome. Cortavam-nos um artigo no "Comércio do Porto", mas tínhamos a "Vértice" ou a "Seara Nova". Havia maneiras de furar um pouco. Não estou, de maneira nenhuma, a defender a outra censura. O problema é que hoje há censuras económicas, censuras políticas, censuras partidárias, "lobbys" de interesses. Pertenci ao Conselho de Imprensa. Fiz dois mandatos. Deixei lá escrito que tinha lutado muito contra a censura de Oliveira Salazar, mas era uma. Logo a seguir ao 25 de Abril houve também muitas censuras nos jornais. Nesse aspecto, estou de acordo com Voltaire. Entre a censura de muitos e a censura de um, prefiro a censura de um. Apesar de tudo é mais fácil de furar.

                                                                       in A-Ver-o-Mar : crónicas Figueirinhas, 1980. (p. 139-140)

Imagens partilhadas no Facebook, a pedido do seu neto Rui Sampaio, "no sentido de comunicar a "Palavra" na sua riqueza e cambiantes..."
Obras de Luísa Dacosta nas BE do concelho de Santa Maria da Feira (consultar catálogo concelhio)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

BOLOGNA RAGAZZI AWARD 2015

Lá Fora – Guia para descobrir a Natureza, de Maria Ana Peixe Dias, Inês Teixeira do Rosário e Ricardo P. Carvalho, Planeta Tangerina, acabou de ser galardoado com um Bologna Ragazzi Award, na categoria Opera Prima. Este prémio, atribuído anualmente pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, distingue trabalhos de autores ou ilustradores que publicam pela primeira vez.
"De quem será esta pegada?
O que faz aqui esta minhoca?
Será um sapo ou uma rã?
Como se chama esta árvore?
Mesmo que moremos numa grande cidade, existe sempre natureza lá fora: nuvens e estrelas, árvores e flores, rochas e praias, aves, répteis ou mamíferos.
O que esperamos então?
Saltemos do sofá e iniciemos a exploração!"
Este livro pretende despertar a curiosidade sobre a fauna, a flora e outros aspetos da natureza e inclui propostas de atividades para que todos saiam de casa e, lá fora, descubram o mundo natural.
Para mais informação, ler aqui.

Hoje Sinto-me…, de Madalena Moniz, Orfeu Negro, também foi premiado com uma menção honrosa na categoria Opera Prima. É um «livro poético e destemido, com ilustrações pintadas a aguarela e a tinta-da-china, que reinventa as ligações entre palavra e imagem. Ao longo deste abecedário, acompanhamos a nossa personagem e o que ela vai sentindo letra a letra: Audaz, Baralhado, Curioso».
Sentimentos de A a Z.
Ler mais aqui.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ESTAFETA DE CONTOS CONCELHIA CHEGA AO NOSSO AGRUPAMENTO

A V edição da Estafeta de Contos concelhia "Conto com(tigo)", iniciada a 22 de janeiro, chegou ao nosso agrupamento no passado dia 10 de fevereiro, mais precisamente à Biblioteca Escolar da EB2,3 de Milheirós de Poiares, pelas mãos da Professora Bibliotecária Conceição Resende, da Escola Dr. Ferreira de Almeida (Santa Maria da Feira).
Alunos do 2º ciclo puderam usufruir de um momento único, em que a LIBERDADE foi dona e senhora, apresentando-se como um importante tesouro para todos.





E como o testemunho tem de ser passado, foi com histórias recheadas de muito afeto que a Professora Bibliotecária da EB2,3 de Milheirós de Poiares presenteou as crianças do 4º ano do Centro Escolar de Lobão.







quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

CONCURSO DE LEITURA INTERTURMAS - 6ºANO

Hoje, coube aos alunos do 6ºano da escola básica de Arrifana, testar os conhecimentos da obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres, analisada em contexto aula.
Uma equipa de cada turma defendeu muito bem a leitura respondendo, cada uma, a 13 perguntas. Todos os participantes mostraram que entenderam muito bem a história e que conheciam os pormenores da ação. No entanto, a turma 6ºC apenas errou uma pergunta pelo que obteve 12 pontos, sagrando-se vencedora, seguida do 6ºA que obteve 11 pontos. 
O júri e...
...assistência que aplaudiu e apoiou entusiasticamente os participantes
 Que pergunta vai sair daqui?
momento do 6ºC: qual será a resposta?
 momento do 6ºB: qual será a resposta?
momento do 6ºA: a nossa resposta estará correta?
A equipa vencedora recebe o prémio...
 ...e o professor de português orgulha-se dos resultados obtidos

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº18

Este diálogo tem dois erros, um em cada frase. O primeiro é um erro frequente na escrita e o segundo é um erro frequente na oralidade. Descobre-os e corrige-os.
Deixa a tua resposta nos comentários indicando o nome e a turma.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PROJETO 350.000 EM AÇÃO NO NOSSO AGRUPAMENTO

Com o objetivo de promover hábitos de higiene oral e conscientes de que "é de pequenino que se torce o pepino", Professora Bibliotecária, Educadoras do Agrupamento e Centro de Saúde de Stª Maria da Feira, na pessoa da Drª Graça Ferreira, uniram esforços e candidataram-se ao "Projeto 350.000", promovido no âmbito do SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares). A candidatura submetida foi aprovada e, desta forma, todas as crianças do pré-escolar do nosso agrupamento "ganharam" um kit de escovagem completo (escova, pasta e copo) para efetuarem a escovagem diária no Jardim de Infância.
A entrega dos kits às crianças foi acompanhada por um momento divertido e muito educativo de leitura, que pretendeu sensibilizar as crianças para a importância da sua higiene oral. "O magnífico plano do lobo", o menino que detestava escovas de dentes" e "Não gosto de lavar os dentes" foram os livros que inspiraram este momento bem animado!
Um agradecimento especial à Cláudia, estagiária do Curso Vocacional 9º ano, que colaborou ativamente na dinamização desta atividade.