segunda-feira, 27 de abril de 2015

CONCURSO UMA AVENTURA LITERÁRIA

Depois da visita do ilustrador Rui Castro ao Agrupamento, os alunos do 1ºciclo que com ele se encontraram foram desafiados pela equipa das BE para escreverem uma história a partir do desenho que o ilustrador fez na presença dos alunos (ver aqui). Desafio aceite, as palavras circularam pelas várias turmas das escolas do Agrupamento e várias histórias nasceram. Este ano, foram enviadas para o concurso "Uma aventura literária", promovido pela editora Caminho, e a história criada pelos alunos de Arrifana acabou de ganhar um prémio especial do júri
Parabéns aos alunos envolvidos e às professoras que os motivaram para a escrita e que proporcionaram o desenvolvimento da criatividade das crianças.

sábado, 25 de abril de 2015

O 25 DE ABRIL NA LITERATURA

E porque não explicar o 25 de Abril de 1974 através das estórias?
O tema é abordado em contexto escolar e deveria, também, sê-lo em ambiente familiar. Este dia não é um mero feriado nacional. É um hino à liberdade que nos permite exprimir, comunicar, criticar, enfim, viver sem medos.
41 anos depois, as crianças e os jovens deveriam conhecer e valorizar este importante evento da História de Portugal. E são vários os livros que podem ler para conhecerem e  perceberem o que foi o 25 de Abril, o que é viver na ignorância, o que é a liberdade. 
Os livros estão nas bibliotecas escolares do Agrupamento e a lista pode ser consultada aqui.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

DOCE LIBERDADE...

No dia 25 de abril de 1974, as pessoas saíram à rua para comemorar o fim da ditadura e distribuiram cravos, a flor nacional, aos soldados em forma de agradecimento.
As nossas Bibliotecas Escolares, para assinalar esta data, também saíram à rua. Meteram pés à estrada e estão a percorrer todos os Jardins de Infância e todas as escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento, distribuindo um momento doce de leitura a todas as suas crianças e alunos, subordinado à temática da liberdade, e... chocolate!
Dão mote a este momento os livros "Adoro chocolate" (Davide Cali) e "O tesouro" (Manuel António Pina).
A liberdade trouxe a felicidade a um povo e nós também quisemos levar a felicidade a todos. Quem não adora chocolate? O chocolate, à semelhança da liberdade, torna as pessoas mais felizes, pois "entra pela boca, passa pela garganta e chega direitinho ao coração!" (Davide Cali).












quinta-feira, 23 de abril de 2015

DESAFIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Nº21

O que está errado nesta frase?
Deixa a tua resposta nos comentários, indicando o nome e a turma.

DIA MUNDIAL DO LIVRO - POST IT DE LEITURAS

Hoje, celebra-se o Dia Mundial do Livro. Por isso, eis algumas sugestões de leitura apresentadas pelos alunos do 6º F da Escola EB2,3 de Milheirós de Poiares, realizadas no âmbito da aplicação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar".

Boas leituras!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ESTAFETA DE CONTOS CONTO COM(TIGO)


A estafeta de contos Conto Com(tigo) chegou hoje à escola básica de Arrifana. Por causa da chuva, as crianças não se deslocaram à biblioteca mas deslocou-se a biblioteca à escola EB1 do Bairro onde os alunos de primeiro e segundo anos puderam regalar-se com A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, história contada pela professora bibliotecária da EB1 de Caldelas, Fiães.




domingo, 19 de abril de 2015

23 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DO LIVRO


Comemora-se, no próximo dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro.
O que pode cada um fazer para que o livro tenha (ainda mais) destaque neste dia? E, tendo em conta que, dois dias depois, se comemora a revolução de abril, seguem-se as nossas sugestões: 

  • Vai a uma biblioteca e lê os livros sobre o 25 de abril e a liberdade (consulta este ppt).
  • Partilha a tua paixão por um autor.Vai a uma livraria, compra um livro dele para o leres e/ou para ofereceres a alguém.
  • Se ofereceres um livro a alguém, escreve uma nota a dizer “Feliz Dia do Livro”.
  • Oferece os livros que já não queres a uma ou mais associações.
  • E escreve sobre livros e leituras. Na BE, encontras um cartaz onde podes deixar a tua mensagem. Também o podes fazer aqui, nos comentários. O desafio é: 
  1. De todos os livros que já leste, qual é o teu preferido? Porquê?
  2. O que é, para ti, ler?
NOTA: Haverá um prémio para a resposta mais criativa.

sábado, 18 de abril de 2015

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2015 - FASE DISTRITAL

A segunda fase (distrital) da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura decorreu, dia 16 de abril, em Albergaria-a-Velha. Como já vem sendo habitual, foram muitos os jovens de todo o distrito de Aveiro que aí se deslocaram para prestar provas de leitura.


O Agrupamento de Arrifana também lá esteve com seis alunos (três de Arrifana e três de Milheirós de Poiares) mas, apesar do esforço, nenhum conseguiu passar à fase final. Foram vencedores desta fase um aluno da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, e uma aluna da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, nos escalões 3º ciclo e Secundário, respetivamente.






quarta-feira, 15 de abril de 2015

DAVID MACHADO

David Machado, um jovem escritor português, é um dos doze vencedores do Prémio da União Europeia para a Literatura para autores em início de carreira, com o romance Índice Médio de Felicidade
Depois de ter conhecimento do prémio, David Machado numa breve conversa com o jornal Público declarou que “É bom ser reconhecido pelo meu trabalho. Não só porque sabe bem lá no centro do ego, mas porque um prémio assim, internacional, pode ser um bom empurrão para alcançar novos leitores”,   
Ler mais aqui.
Os livros infantis de David Machado fazem parte do fundo documental das bibliotecas do Agrupamento. O catálogo pode ser consultado aqui.

ESTAFETA DE CONTOS CONCELHIA... NOVAMENTE NO NOSSO AGRUPAMENTO

Ontem, a Estafeta de Contos concelhia "Conto (com)tigo" chegou novamente ao nosso agrupamento. Desta feita, foram os alunos do 3º e 4º ano da EB1 de Romariz que tiveram o privilégio de assistir a um momento excelente de leitura. Durante o mesmo, deliciaram-se com a contadora de histórias Susana Ferreira, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Canedo, que com  "Um Lobo Culto" encantou os presentes. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de também eles serem contadores de histórias.

Na EB1 de Romariz:







E, como a estafeta não pode parar, hoje as docentes Olívia Brandão e Júlia Pinto entregaram o testemunho à EB1 de Caldelas (Fiães). Um momento muito achimposo, durante o qual as palavras foram as rainhas. Palavras que saíram dos contos "Achimpa", "A grande fábrica de palavras" e "Apaixonados", mostrando a sua força e importância a todas as crianças desta escola.

Na EB1 de Caldelas:






Duas passagens de testemunho muito animadas!

terça-feira, 7 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Celebra-se, hoje, dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde subordinado ao tema da alimentação segura.

As cinco chaves para uma alimentação mais segura:

Algumas leituras sugeridas pela Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto (ver aqui).

segunda-feira, 6 de abril de 2015

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 2ª FASE

Vai decorrer, no próximo dia 16 de abril, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, em Albergaria-a-Velha. 
PROGRAMA

quinta-feira, 2 de abril de 2015

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado sempre a 2 de abril, coincidindo com o aniversário do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, o autor de contos que todos conhecem, tais como "A pequena sereia", "A vendedora de fósforos" e "A princesa e a ervilha".
Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
Todos os anos, o IBBY divulga uma mensagem associada ao Dia Internacional do Livro Infantil, sendo a deste ano assinada pela escritora Marwa Al Agroubi, dos Emirados Árabes Unidos.
"Falamos várias línguas e trazemos diferentes experiências. E, no entanto, partilhamos as mesmas histórias", sejam internacionais, sejam tradicionais. "É sempre a mesma história que nos contam, em diferentes vozes, em diferentes cores, e contudo ela não muda... Princípio, meio e fim". 
Esta é uma parte da mensagem que pode ser lida integralmente aqui e a sua tradução ali.
O cartaz deste ano, da DGLAB, é do ilustrador António Jorge Gonçalves.