quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CONCURSO "LIBERDADE DE EXPRESSÃO E REDES SOCIAIS"


Foi lançada a 3ª edição do concurso "Liberdade de Expressão e Redes Sociais", pela SIC Esperança e pela Rede de Bibliotecas Escolares, as duas entidades parceiras do projeto e que, este ano, conta também com o apoio da Porto Editora.
O "Cyberbullying" será o tema desta edição e poderá ser trabalhado pelos alunos, maiores de 13 anos, do 3º ciclo e do secundário. A participação não exige inscrição prévia, apenas o envio dos trabalhos candidatos para a SIC Esperança, até ao dia 18 de dezembro de 2015.
A abordagem pode ser feita de diferentes formas, de acordo com o regulamento e apresentada em um de vários formatos à escolha - textos, vídeos, podcasts, fotografias, desenhos ou animações.
 Regulamento e cartazes do concurso podem ser consultados aqui.



domingo, 27 de setembro de 2015

CONCURSO "DÁ VOZ À LETRA"

A Fundação Calouste Gulbenkian, a Porto Editora e a Câmara Municipal do Porto estão à procura do melhor leitor ou leitora em voz alta.

Através do concurso Dá Voz à Letra, os estudantes da Área Metropolitana do Porto, entre os 13 e os 17 anos, vão poder enviar um video de uma leitura em voz alta de um texto, à escolha, com a duração máxima de 3 minutos, e ganhar uma viagem a Londres para duas pessoas, entre outros prémios. O vídeo deverá ser enviado entre 28 de setembro e 30 de outubro de 2015.
Ver mais info aqui.

domingo, 20 de setembro de 2015

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

No próximo dia 26, comemora-se o Dia Europeu das Línguas.
Este dia tem como objetivos: 
  • "Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural; 
  • Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
  • Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e for a da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.
Toda a informação aqui: O que é este dia; factos e jogos, área do professor, teste para avaliação das competências linguísticas, quiz das línguas, eventos...

terça-feira, 15 de setembro de 2015

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

INTERNET SEGURA

O início de um ano letivo é uma boa oportunidade para a comunidade escolar refletir sobre a segurança no acesso e utilização da Internet na escola.
O fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net, Tito de Morais, elaborou uma lista de sete pontos a ter em conta:
1. Políticas de Utilização Aceitável
2. Dar a Conhecer as Regras
3. Contas, Perfis e Permissões
4. Identificação & Registo dos Utilizadores
5. Actualizações de Segurança
6. Software de Segurança Essencial
7. Controlos Parentais

Ler o artigo completo aqui.

PORQUÊ A BIBLIOTECA ESCOLAR?

"Se os alunos de hoje podem aprender com ferramentas e recursos que não estão exclusivamente disponíveis na escola, porque ainda é necessária a biblioteca escolar? Nas últimas décadas, inúmeros estudos provam que a biblioteca escolar tem impacto positivo na aprendizagem e na formação literária e o bibliotecário, tem um papel fundamental na promoção da aprendizagem.
...
Com as novas tecnologias a mil por hora, as inovações nas bibliotecas escolares, não param.As escolas correm atrás e aperfeiçoam esse espaço, que, para além das transformações educacionais, que não permitem mais a biblioteca como apenas um local onde se guarda livros, buscam a adequação a esse novo cenário tecnológico, sem jamais tirar a importância do livro tradicional."
texto de Cecília Galvão

Ler o artigo completo aqui.