quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

RELER "O CAVALEIRO DA DINAMARCA"

Decorreu nas Bibliotecas Escolares das duas escolas básicas do nosso agrupamento  (Arrifana e Milheirós de Poiares) o concurso de leitura "Nós Lemos, Nós Sabemos!"
Os alunos do 7º ano  testaram, em equipas, a leitura e interpretação da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen .
Na sua generalidade, as equipas estiveram à altura do desafio, demonstrando um profundo conhecimento da obra trabalhada em contexto de sala de aula, no âmbito das metas curriculares do 7º ano. 

Parabéns a todos os participantes!

Na Escola Básica de Arrifana:


 A prova, com um júri sempre atento

Os participantes

Na Escola Básica de Milheirós de Poiares:



A prova, com um júri sempre atento

Os participantes

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE ESCOLA

Decorreu, hoje, a 1ª fase do CNL, a nível de escola. A prova online incidiu sobre o livro O rapaz do pijama às riscas, de John Boyne e participaram 133 alunos do 3ºciclo: 71 da escola básica de Arrifana e 62 da escola básica de Milheirós de Poiares.
Segundo o regulamento, apenas 3 alunos de cada escola podem passar à 2ª fase, que decorrerá a nível distrital. Assim, por terem obtido a maior pontuação, são vencedores os alunos:

Escola básica de Arrifana:

  • Renata Silva, 9ºA
  • Catarina Oliveira, 9ºC
  • Diana Moreira, 9ºC


Escola básica de Milheirós de Poiares:

  • Catarina Tavares, 8ºE
  • Ana Rita, 7ºF
  • Margarida Pinto, 8ºD



terça-feira, 19 de janeiro de 2016

REVIVENDO A TRADIÇÃO

A equipa das Bibliotecas Escolares iniciou hoje um périplo por terras de Santa Maria, mais concretamente por escolas do nosso Agrupamento, com o objetivo de reviver uma das tradições do nosso concelho: a Festa das Fogaceiras, que se realiza a 20 de janeiro, há mais de 500 anos.
Através de um tapete de histórias, as crianças puderam interiorizar que esta festa teve origem num voto feito pelo povo de Terras de Santa Maria, ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de proteção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce, chamado fogaça.










quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

GUERRA E PAZ

Guerra e paz é um livro do escritor russo Leon Tolstói e foi, agora, adaptado a televisão. A produção da BBC estreou-se, ontem, na RTP1, apenas semana e meia após o seu arranque em Inglaterra. A minissérie, com argumento de Andrew Davies, é composta por oito episódios, e Portugal é o primeiro país estrangeiro a emiti-la.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CONCURSO DE POESIA

O departamento de português do Agrupamento, em colaboração com a equipa das BE, promove, mais uma vez, um concurso de poesia para os alunos de 1º, 2º e 3ºciclos. Mãos às palavras!!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

LER "CONTOS PARA A INFÂNCIA" DE GUERRA JUNQUEIRO

Decorreu no mês de dezembro, na Biblioteca Escolar da escola básica do 1º ciclo de Romariz, o concurso de leitura "Nós Lemos, Nós Sabemos!"
Os alunos do 3º ano desta escola testaram, em equipas, a leitura e interpretação da obra Contos para a infância, de Guerra Junqueiro.
Todos os alunos estiveram à altura do desafio, demonstrando um profundo conhecimento da obra trabalhada em contexto de sala de aula, no âmbito das metas curriculares. Só após as perguntas de desempate, foi possível apurar a equipa vencedora. 

Parabéns a todos os participantes!




DESAFIO CURRICULAR DE JANEIRO - 3º CICLO

Testa os teus conhecimentos de Português, respondendo a este desafio. Podes deixar a tua resposta na Biblioteca Escolar ou aqui nos comentários, indicando sempre o teu nome e a tua turma.
Data limite de participação: 28 de janeiro.

Participa!



DESAFIO CURRICULAR DE JANEIRO - 2º CICLO

Testa os teus conhecimentos de Português, respondendo a este desafio. Podes deixar a tua resposta na Biblioteca Escolar ou aqui nos comentários, indicando sempre o teu nome e a tua turma.
Data limite de participação: 28 de janeiro.

Participa!


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

LEITURINHAR - 4º ANO

Os alunos do 4º ano das escolas básicas do 1º ciclo de Romariz e Milheirós de Poiares participaram, em dezembro, em mais um concurso de leitura, dinamizado pelas Bibliotecas Escolares. Através desta atividade, pretendeu-se desenvolver diferentes competências, nomeadamente no domínio da leitura expressiva, da compreensão escrita e da capacidade argumentativa/expressão oral.
Parabéns a todos os participantes!

A preparação
O júri


1ª prova: leitura expressiva

2ª prova: compreensão escrita


3ª prova: argumentação


Alguns dos participantes


LIVROS FALADOS



A iniciativa ‘LIVROS FALADOS' decorre no ano letivo de 2015-2016 e é aberta a todas as escolas, públicas e privadas, turmas ou grupos de alunos de várias turmas e diferentes anos, do pré-escolar, do 1º e do 2º ciclos.
Propõe-se treinar competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, bem como desenvolver projetos, sujeitos a dois temas distintos (em conformidade com os objetivos do PNL e das Metas Curriculares): Saúde Oral e Alimentação e Os Oceanos.
Tratam-se de atividades de grupo que se desenvolvem em diferentes componentes - leitura em voz alta, registo sonoro, registo em texto e registo gráfico/cartaz.
Para mais informação e consulta de regulamento, clique aqui.

TERTÚLIA LITERÁRIA E... MULTICULTURAL

No dia 17 de dezembro, alunos do 3º ciclo da Escola Básica de Milheirós de Poiares reuniram-se na Biblioteca Escolar para partilhar livros e leituras. Foi criado um verdadeiro espaço de diálogo, envolvendo não apenas alunos, mas também docentes de português, espaço esse que favoreceu a partilha de ideias sobre algumas obras literárias infanto-juvenis e permitiu conhecer diferentes pontos de vista sobre os mesmos textos.
A atividade foi iniciada por alguns alunos do 7º D, que declamaram frases construídas pelos próprios e através das quais exprimiram a importância da leitura e dos livros, e foi finalizada pelos elementos do Serviço Voluntariado Europeu a prestar funções no nosso agrupamento. De facto, estes elementos, com a  participação de alunas do Curso Vocacional do 9º ano, cantaram e encantaram todos os presentes com duas músicas de Natal. Esta tertúlia foi ainda adoçada com a partilha de iguarias natalícias típicas dos  países de origem desses elementos e do nosso país. Um verdadeiro diálogo intercultural!