sexta-feira, 18 de março de 2016

COM UM PÉ NO 2º CICLO

 Já só falta um período para terminar o ano letivo! Daí que, os alunos do 4ºano estejam, já, com um pé no 2ºciclo. Para se habituarem à ideia, fizeram uma visita à escola sede, conheceram as instalações e, na BE ouviram uma estória escrita e contada pela professora Ana Paula Oliveira, com ajuda de alunos do 8ºC. "Palavras à solta" fizeram pensar o quanto as palavras podem ser leves ou pesadas e perceber que há palavras que cabem dentro de outras e, juntas, podem criar nós.





MAIS ELOS DE LEITURA

Durante a Semana da Leitura, as turmas de 8ºano, A, B, C, confrontraram-se na BE da escola básica de Arrifana para testarem conhecimentos sobre o conto "Saga", de Sophia de Mello Breyner Andresen, lido e interpretado, previamente, nas aulas de português. Vinte perguntas, vinte respostas, para dinamização da atividade "Nós lemos, nós sabemos". Só uma equipa poderia ganhar: a que obtivesse melhor pontuação. E os resultados foram os seguintes:
1º lugar: 8ºB
2º lugar: 8ºA
3º lugar: 8ºC




quinta-feira, 17 de março de 2016

REFORÇANDO ELOS DE LEITURA...

Hoje, os alunos do 5º ano do nosso agrupamento contactaram diretamente com o autor Alexandre Parafita, figura determinante no domínio do património cultural imaterial do nosso país. 

Nas sessões realizadas, foram apresentados trabalhos muito criativos, decorrentes das obras exploradas em contexto de sala de aula e foi criado um importante espaço de diálogo, que permitiu aos alunos satisfazer a sua curiosidade, relativamente a este autor e à sua obra. Além disso, Alexandre Parafita transmitiu  aos nossos adolescentes uma importante mensagem: é preciso ler, é preciso ler muito desde a infância, pois só assim se fazem leitores, só assim se constrói conhecimento, só assim se cresce intelectualmente e como pessoa.  

Um agradecimento muito especial aos docentes que colaboraram com a Biblioteca Escolar na concretização desta atividade, cujo envolvimento foi indispensável ao sucesso da mesma!










terça-feira, 15 de março de 2016

CRIANDO ELOS DE LEITURA COM OS AUTORES...

Hoje, foi proporcionado a todos os alunos do 1º ciclo do nosso agrupamento o encontro com um escritor. Ao longo de diferentes sessões, foram apresentados trabalhos realizados e preparados pelos alunos e respetivos docentes, decorrentes da exploração das obras em contexto de sala de aula;  foram contadas histórias e foi satisfeita a curiosidade dos alunos através de um diálogo bem animado que permitiu dar resposta às suas perguntas.
Os alunos de Romariz e Milheirós de Poiares estiveram à conversa com Carlos Nuno Granja e os alunos de Pigeiros, Arrifana e Escapães com Leonor Mexia.
Momentos que ficarão certamente registados e gravados... E assim, vamos criando mais elos de leitura...

Com Leonor Mexia:







Com Carlos Nuno Granja:






segunda-feira, 14 de março de 2016

SEMANA DA LEITURA 2016

Iniciou hoje a Semana da Leitura no nosso agrupamento. Ao longo da semana, serão criados diversos elos de leitura, através da dinamização de diversas atividades, quer pelas bibliotecas escolares, quer pelas diferentes escolas.




OUVINDO HISTÓRIAS... COM A AUTORA ISABEL FERNANDES PINTO

No passado dia 11 de março, todas as crianças do pré-escolar do nosso agrupamento e da Associação Pe. Osório (Pigeiros) tiveram o privilégio de estar à conversa com a escritora Isabel Fernandes Pinto e de se deliciarem com um verdadeiro momento de magia trazido pela autora ao contar a história do seu livro "A ovelha que fazia múuu".  Neste sentido, a sua arte tornou as diferentes sessões mais coloridas e encantadas, tocando e envolvendo com a sua expressividade todos os presentes. De facto, Isabel Pinto, para além de autora de contos e textos para teatro, é também atriz e contadora de histórias. Uma excelente forma de pré-abrir a Semana da Leitura no nosso agrupamento.









quinta-feira, 10 de março de 2016

LITERACIA 3D - FASE DISTRITAL

No passado dia 4 de março, os alunos Tiago Lopes (5º B), Xavier Pinto (7º F) e Catarina Santos (8º F) representaram, em Aveiro, o nosso Agrupamento na fase distrital do concurso  Literacia 3D, promovido pela Porto Editora.
Aguardemos pelos resultados!



CLUBE DE LEITURA EM AÇÃO

Ontem e hoje, o Clube de Leitura estreou-se publicamente através da apresentação de uma adaptação de alguns episódios da obra imortal de Camões: "Os Lusíadas", a turmas do 3º ciclo, da Escola Básica de Milheirós de Poiares.
Parabéns a estes pequenos grandes leitores que tão bem interpretaram as suas personagens, transportando os seus ouvintes para o Consílio dos Deuses, para o amor eterno de Pedro e Inês e para as ameaças do Gigante Adamastor.







domingo, 6 de março de 2016

STOP PRECONCEITO!

A Patrícia Dias foi aluna na escola básica de Arrifana e uma das grandes colaboradoras dos projetos de leitura e escrita da BE. Agora, pretende criar um site contra o preconceito, stopreconceito, com inclusão de artigos que ajudem as pessoas vítimas de preconceito e com um sistema que as ajude a procurar ajuda, conselhos e afins.
A sua ideia é lançar a proposta a quem quiser juntar-se à causa. Quem gostar de escrever, escreva sobre uma ou mais categorias que vão ser tratadas no site: racismo, xenofobia, homofobia, sexismo, preconceito religioso e preconceito social.
O principal objetivo é ajudar as pessoas, mas é também informar, porque há muita gente que não sabe exatamente o que é o preconceito, como atua, e porque existe.
Para o projeto arrancar, a Patrícia precisa de ajuda com o conteúdo do site. Se queres colaborar neste grandioso projeto e ser útil à sociedade para a tornares melhor, escreve e manda o teu texto para o email stopreconceito@outlook
Entretanto, coloca um “gosto” na página do Facebook.

terça-feira, 1 de março de 2016

LITERACIAS... DOS MEDIA E DA INFORMAÇÃO

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, nas duas escolas básicas, todos os alunos do 5º e 6º ano do nosso agrupamento, através da Biblioteca Escolar, participaram em ações de sensibilização sobre duas temáticas fundamentais, centradas na literacia dos media e da informação: segurança na internet e plágio/direitos de autor.
Através da visualização de alguns vídeos, do diálogo, da troca de experiências, da análise de imagens, os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de tomarem consciência da urgência de uma utilização responsável da internet, nomeadamente no que concerne às ferramentas de comunicação por eles utilizadas, e os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de tomarem consciência da gravidade de plagiar, pois, além de ser crime, não permite o desenvolvimento de competências de informação perenes, essenciais ao longo da vida.