sábado, 22 de abril de 2017

DIA DA EUROPA

"No Dia da Europa, que se comemora a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman."

Formas de celebração desta data propostas às escolas do concelho de Santa Maria da Feira:
  • jogos e passatempos sobre a Europa que poderão ser jogados online aqui.
  • concurso livre para apresentação de trabalhos escolares para “O Dia da Europa” 2017 e subordinada ao tema A Europa no Mundo, até ao próximo dia 5 de maio de 2017. Estes trabalhos serão publicados na página do Facebook do Município de Santa Maria da Feira, sendo que aos trabalhos com mais “gostos” serão atribuídos os seguintes prémios para os alunos e professor que integraram o grupo do trabalho mais votado:

1º prémio: viagem ao Espaço Público Europeu (EPE) em Lisboa;
2º prémio: 1 tablet;
3º prémio: pulseiras da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário