terça-feira, 22 de abril de 2014

ENCONTRO COM JOÃO MANUEL RIBEIRO

O escritor João Manuel Ribeiro esteve com alunos do 1ºciclo e do 5ºano nas quatro bibliotecas do Agrupamento, durante a Semana da Leitura. Foi um dia de partilha, de leituras e de diversão.
A sua vida e obra foram pesquisadas pelos alunos, que leram os seus livros em sala de aula e criaram diferentes trabalhos para serem apresentados nas diferentes sessões.
A BE da Escola Básica de Arrifana, com a colaboração dos alunos Beatriz, João e José, do 5ºA, elaborou um pequeno vídeo (oferecido ao escritor) realizado a partir das suas obras. Dois "jornalistas" de cada turma prepararam e conduziram a estrevista ao autor e leram alguns dos seus poemas.
Os alunos das três turmas do 5º ano da Escola Básica de Milheirós de Poiares, sob  a orientação da respetiva docente de Português e com o apoio da BE, elaboraram e apresentaram uma reportagem televisiva sobre o caso Prestige, adaptaram a obra estudada "O Senhor Péssimo é o Máximo" a texto poético (que declamaram e dramatizaram), produziram diferentes trabalhos gráficos para exposição na BE e prepararam questões para colocarem ao autor.
Os alunos e docentes da EB1 e do JI de Romariz, deram asas à sua criatividade e, com recurso à dança, à dramatização, à declamação e ao canto, transmitiram a todos os presentes a mensagem contida nas diferentes obras trabalhadas em sala de aula: Soletra a Letra, Desmatematicar, Gémeos, A menina das Rosas.
Na BE da EB1 de Milheirós de Poiares foram apresentados trabalhos de escrita e de dramatização a partir dos livros Gémeos e Casa Grande.
Na EB23 de Arrifana






Na EB23 de Milheirós de Poiares







Na EB1 de Romariz





Na EB1 Igreja, de Milheirós de Poiares




Sem comentários:

Enviar um comentário