terça-feira, 8 de julho de 2014

ENCONTRO INTERCONCELHIO DE BE 2014

Decorreu, ontem, mais um Encontro Interconcelhio das Bibliotecas Escolares de Entre Douro e Vouga (ver programa na mensagem do dia 4). Tendo como tema as bibliotecas e as literacias no século XXI, destacam-se algumas mensagens das palavras dos oradores:
A prática da leitura deve ser constante e entrar quotidianamente em casa das pessoas e nas escolas. A leitura vai permitir o conhecimento e este é fundamental para tomadas de posição e para o desenvolvimento do sentido crítico. É importante a leitura a par, a criança ao colo de quem lê, para que se crie o vínculo essencial para o resto da vida. Ler mais e melhor é um fator decisivo para uma cidadania consciente (Fernando Pinto do Amaral - PNL)
Formar crianças leitoras começa por ser trabalho em casa, dos e com os pais. Ler para saber comunicar, saber escrever, interagir.
Desenvolver as literacias é o grande desafio da educação e a educação é um desafio do país. (Aristides Sousa - DSRN)
As escolas precisam de se adequar e acompanhar os desafios provocados pela rápida mudança do mundo. Os alunos têm de ser munidos de um conjunto de novas literacias que ultrapassam o mero saber ler, escrever e contar. Para tal, a RBE elaborou o referencial "Aprender com a BE" que potencia a criação de novas possibilidades de gestão e desenvolvimento do currículo. (Isabel Mendinhos e Elsa Conde - RBE)




O Agrupamento de Escolas de Arrifana esteve representado pela professora bibliotecária Olívia Brandão e pela professora de português Augusta Teixeira que apresentaram a aplicação do referencial numa turma de 5º ano (5º F).





O seminário teve momentos culturais de grande beleza, proporcionados pelos alunos das escolas de S. João da Madeira e foi, também, pretexto para uma sentida homenagem à Drª Teresa Calçada, ex-coordenadora do Gabinete da RBE (aposentada há pouco tempo), que muito contribuiu para que se criassem tantas bibliotecas escolares no país e fomentou o seu desenvolvimento para que atingissem o nível de qualidade que atingiram.
O lanche servido a meio da manhã e da tarde foi bastante rico, obra de  vários dos elementos envolvidos na organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário