sábado, 10 de agosto de 2013

URBANO TAVARES RODRIGUES

Morreu, ontem, Urbano Tavares Rodrigues, aos 89 anos, escritor, jornalista e militante do partido comunista.

Urbano Tavares Rodrigues nasceu em Lisboa, a 6 de Dezembro de 1923. Em Moura, Alentejo, onde os pais eram proprietários agrícolas, fez a escola primária. Em Lisboa, ingressou no Liceu Camões. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde cursou Filologia Românica. Desde cedo começou a militar na oposição ao Estado Novo.Passou pela prisão em Caxias e foi para um longo exílio em França. Em Paris, conheceu Albert Camus, de quem foi amigo, e outros intelectuais da década de 1950.
Ver mais aqui
O escritor deixa uma vasta obra da qual faz parte um conto infantil, O cavalo da noite, uma bela estória sobre a amizade, com o Alentejo como cenário das aventuras vividas entre o narrador e o misterioso cavalo.


“Quando fiz sete anos (já então andava de burro), teimei com os meus pais para montá-lo. E o cavalo, que derrubava qualquer um, aceitou-me em cima do selim, deixou-me calmamente enfiar os pés nos estribos, pegar nas rédeas, e começou a andar a passo. Depois, num galope muito suave, deu voltas ao ”monte” mostrando a todos que eu não corria o menor perigo na sua companhia.
Assim nos tornámos amigos e aprendi a levá-lo pela rédea, ao lado do meu pai, até à ribeira, à hora em que o sol se deita nos pastos e a água fresca da rega corre pelas leiras da terra lavrada.”

O cavalo da noite, Urbano Tavares Rodrigues, Dom Quixote, pág. 6

Sem comentários:

Enviar um comentário