sábado, 25 de julho de 2015

SUGESTÃO DE LEITURAS

Se vais para o campo, para a praia, para a montanha ou, se simplesmente ficas em casa, com sol ou com chuva, um livro é sempre a melhor companhia e, nas férias de verão, melhor ainda. Levam-se para qualquer lado, permitem-nos viajar, viver outras vidas, conhecer outras culturas e outras maneiras de ver o mundo. Distraem-nos, enriquecem-nos, dão-nos ideias. Aqui ficam, então, algumas sugestões de leituras.


“Tinha seis anos quando percebi que o mundo não rimava comigo e experimentei a dolorosa solidão dos diferentes.” Assim começa este diário romanesco de um rapaz de nove anos a contas com a sua lista de mistérios: Deus, o Céu, o Inferno, a Morte, a Poesia, o Amor... Ele lança um olhar impiedoso à vida adulta, enquanto vive os júbilos e as angústias do enamoramento e se vê envolvido num caso policial em que não falta um crime e um suspeito muito insuspeito. E pelo meio… Há vida depois da morte?Quanto pesa uma alma?Porque é que é tão difícil ser feliz?A realidade é só uma?E a vida, é uma linha reta, a direito, ou é um círculo perfeito?"
"Luke é um rapaz de catorze anos que tem o dom extraordinário de ouvir a música do universo. O seu talento para o piano toca a genialidade, como acontecia com o pai, mas o vazio e a revolta que o súbito desaparecimento deste lhe deixou são difíceis de ultrapassar e quase o levam a percorrer os caminhos da marginalidade. Luke vê-se forçado a assaltar a mansão de uma viúva rica, mas o que vem a descobrir no interior daquela casa misteriosa é algo que mudará para sempre a sua vida."
"N não é uma menina, é karateca.(N é a segunda letra do seu nome.)N tem 14 anos, quase 15, e o seu maior sonho é ser cinturão negro e beijar o Raul.N gosta de escrever, mas prefere lutar com o Raul.(Escrever é uma seca.)Isto não é um diário. Não tem chave, não tem segredos.(Sim, tem segredos.) Também tem vontade própria, páginas movediças, palavras como «diarreia» e «romântico» e personagens como a bruxa má que quer aprender a ser boa e a mosca que não sabia quem era.Isto é o Caderno Vermelho da Rapariga Karateca. O objeto preferido de N, um animal de estimação, uma personagem, uma pessoa de verdade. (O que é a verdade?)"
"Que estranha missão traz um extraterrestre até ao nosso planeta? Que sucede quando se mantém uma estremecedora relação com um fantasma? Que segredo guarda uma misteriosa pedra enterrada numa praia? Como enfrentar o racismo e a discriminação de género? Teremos poder para transformar uma realidade de que não gostamos? Perguntas como estas fizeram nascer os textos deste livro. Histórias de amor, de medo, realistas ou de ficção científica… Histórias muito diversas mas com um traço comum: todas elas têm uma rapariga como protagonista. É deste modo que chegamos ao retrato plural dessa etapa fronteiriça que se chama adolescência."

Sem comentários:

Enviar um comentário